Unifesspa concretiza cooperação com prefeitura de Marabá em monitoramento do Covid-19

• Publicado: Sexta, 18 de Fevereiro de 2022, 11h39
  • Última atualização em Segunda, 21 de Fevereiro de 2022, 23h18

dsqv prefeitura testagemComeçou nesta quinta-feira (17) a parceria entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e a Prefeitura de Marabá que enviou à instituição profissionais capacitados para a realização do exame de testagem para Covid-19. A ação é fruto de uma negociação entre a reitoria da Unifesspa com a prefeitura municipal. No primeiro dia de parceria foram realizados nove atendimentos e nos próximos dias mais servidores devem ser atendidos.

O vice-prefeito de Marabá e secretário de saúde, Luciano Dias, explica a importância da parceria. "A testagem dos servidores da Unifesspa demonstra o compromisso da instituição, não só com seu público interno, mas, com a saúde da comunidade. A Prefeitura de Marabá acredita que essa ação é um bom exemplo a ser seguido como arma importante no enfretamento à COVID-19. E, acreditamos também, que a parceria entre as instituições traz benefícios diretos para o município de Marabá", destacou.

A chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DSQV/Progep), Sheila Freire, explica que essa parceria é de grande importância para Unifesspa uma vez que a instituição não possui a quantidade suficiente de profissionais para realizar as testagens e atender toda a demanda existente. "Para que todo mundo possa ser atendido e possamos monitorar os casos ou suspeitas de Covid, temos buscado parcerias como esta. Trabalhamos com cooperações, a Unifesspa contribui com a prefeitura em algumas ações e a prefeitura também colabora com as nossas demandas", enfatiza.

Sobre a parceria

Após articulações entre a Unifesspa e a Prefeitura de Marabá, teve início nesta semana a cooperação na testagem de servidores da unifesspa. A prefeitura cedeu profissionais capacitados para trabalhar na realização de testagem de servidores da Unifesspa.

A Unifesspa também tem trabalhado em ações colaborativas com a prefeitura como por exemplo, ações de apoio aos desabrigados em Marabá devido a enchente. Além disso, a universidade tem estudado meios para contribuir no desenvolvimento de plataformas digitais que ajudarão o município na gestão de licitação e de atendimento de consultas médicas, por exemplo.

DSQVProcedimento para testagem

Os servidores que apresentarem sintomas condizentes com o quadro clínico da Covid-19 (tosse, febre, coriza, dor de garganta com ou sem dificuldade para respirar, perda de olfato e paladar, por exemplo) devem ser afastados imediatamente de suas atividades por 14 dias após o início dos sintomas. Eles devem comunicar à chefia imediata, no caso de se tratar de servidor, ou a faculdade ou o programa de pós-graduação a qual pertence, em se tratando de discente, além de notificar o GT de Biossegurança, pelo e-mail gtbiossegurançEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., para agendar um teste rápido.

Sheila Freire explica que o servidor que é testado positivo para Covid é monitorado pela DSQV e após o período de isolamento, ele passa por um novo exame de testagem de Coronavírus para saber se está apto ao retorno das atividades presenciais. “Estamos acompanhando os servidores que testam positivo para covid e realizamos um novo teste no servidor (após o prazo de isolamento) para saber se ele ou ela já está apto para retornar às atividades de forma presencial. É um meio de cuidar do servidor e também de evitar que outras pessoas sejam contaminadas ”, pontua.

São realizados testes rápidos nos seguintes grupos:

• Servidores, discentes e funcionários terceirizados em trabalho presencial contínuo com sintomas condizentes com quadro clínico de COVID-19, na ausência de outro diagnóstico específico, contactante ou responsável pelo cuidado de pessoa que testar positivo para COVID-19;

• Servidores que estejam à frente do monitoramento da comunidade acadêmica e na realização dos testes e grupos considerados de alta exposição, se sintomáticos;

• Servidores que realizam viagens a serviço.

Além disso, poderão ser incluídos outros grupos, se demonstrada a necessidade de acompanhamento, mediante aprovação do GT de Biossegurança.