Gestão do Polo da Unifesspa em Canaã dos Carajás discute início das aulas e ações para consolidação do campus

• Publicado: Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 11h18
  • Última atualização em Quinta, 10 de Fevereiro de 2022, 13h57

reuniaao pepetiUm novo momento para o Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti) de Canaã dos Carajás. É com esse sentimento que a gestão do Pepeti segue o planejamento para mais um ano de trabalho, com foco na criação e consolidação de um campus.

Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (9), pela internet, a gestão do Polo, coordenadores acadêmicos, administrativo e de integração, além dos coordenadores de turmas, discutiram o início das atividades acadêmicas do período regular, que retomam ao modo presencial no próximo dia sete de março.

Como destaque da pauta, questões relativas ao cumprimento do Protocolo de Biossegurança contra à Covid-19 e a obrigatoriedade da comprovação de vacinação, visando um retorno às salas de aula. Além disso, a realização de um evento de recepção (Calourada) para os estudantes das turmas 2020, que não tiveram essa acolhida, além das novas turmas ingressantes neste ano.

A ideia é fazer um momento inicial de integração, com a participação dos alunos, do reitor da Unifesspa, representantes da administração municipal, e coordenadores de turmas. Em um segundo momento, a realização de oficinas oferecidas pelos cursos e também uma programação cultural, em local aberto à comunidade.

“Para além da oferta de cursos de graduação, com esse volume de turmas e estudantes, a gente consolida o processo de construção de um campus. Isso também nos dá mais possibilidade de fazer pesquisa e extensão na região, nas diferentes áreas epistemológicas, tratando diferentes problemas regionais”, destaca o professor Diego de Macedo, diretor-geral do Pepeti.

Pepeti 2021 3Macedo ressalta, ainda, a potencialização da pesquisa e a extensão, por meio de ações integradas. “Além das turmas, temos convênios para oferta de bolsas de pesquisa, extensão e assistência estudantil específicas para os estudantes do polo. Temos, por exemplo, edital de pesquisa com foco na criação de políticas públicas para o município e, também, o programa permanecer, que dá bolsas de extensão para realização de ações em parceria com escolas públicas. Essa articulação de atividades tem tido um resultado muito positivo”, diz.

Novidades - O vestibular da Unifesspa para o Polo de Canaã teve, em 2021, vagas para cursos nunca ofertados em seleções anteriores, o que fortalece e amplia a presença da Unifesspa no município e garante maior possibilidade de escolha para os alunos. As novas turmas são para os cursos de Jornalismo, Engenharia Florestal, Engenharia da Computação, Matemática e Física. Todos estes começam suas atividades no próximo mês de março.

“Temos muita satisfação de iniciarmos esse desafio ‘fora de casa’, Rondon do Pará. A prefeitura de Canaã é bem organizada e acolheu a educação superior. Com essa turma de Jornalismo, a ideia é trazer a comunidade, a localidade, as relações humanas mais humanas ainda, com proposições e atividades que permitam desenvolvimento social de forma autônoma, inclusiva e assertiva”, afirma vice-coordenadora da Faculdade de Comunicação (Facom), profa. Ingrid Bassi.

Com a chegada dos cinco novos cursos, a Unifesspa em Canãa dos Carajás contará com treze turmas ativas, que incluem, além dos cursos já mencionados, Agronomia, Letras-Inglês, Artes Visuais, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, além de uma especialização em Educação Inclusiva. Enquanto a construção do prédio do campus não é concluída, as aulas ocorrerão na escola modelo Ronilton Aridal e também no Centro de Formação em Canaã.