Docente da Faculdade de História tem projeto aprovado em edital da Fapespa em parceria com o CNPQ

• Publicado: Domingo, 09 de Janeiro de 2022, 12h59
  • Última atualização em Quarta, 12 de Janeiro de 2022, 12h18

Marcus Reis 2O professor Marcus Reis, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi aprovado na chamada n. 02/2021 FAPESPA/CNPQ, cujo edital se refere ao “Programa de Infraestrutura para Jovens Pesquisadores (PPP)”. O docente da Faculdade de História (FAHIST) foi classificado na oitava colocação, sendo o único projeto aprovado no âmbito do Instituto de Ciências Humanas (ICH), além de se tornar um dos dois projetos aprovados na Unifesspa. O projeto contemplado na chamada é intitulado como "A última Visitação do Santo Ofício (1763-1773): transcrição, publicização e a construção de uma história da Inquisição na Amazônia Colonial", cujo objetivo reside na criação do NEIAM - Núcleo de Estudos Inquisitoriais na Amazônia.

Para o professor e coordenador do projeto “No campo institucional, entende-se que a criação do NEIAM possibilitará que a Unifesspa tenha condições para se consolidar como um importante espaço de referência nacional e internacional para os estudos referentes à atuação inquisitorial na Amazônia”. Seguindo essa proposta, o projeto pretende ampliar a internacionalização da Faculdade de História da Unifesspa a partir da publicização das fontes, da realização de eventos, do intercâmbio com diversos pesquisadores pertencentes às principais instituições no exterior e que têm pesquisado a temática inquisitorial. “O NEIAM será pensado como núcleo capaz de integrar os principais estudos e reflexões, além de docentes e discentes, cuja temática fundamental seja a atuação do Santo Ofício na Amazônia”, complementa o coordenador.

Além, disso, o projeto contempla outros objetivos que serão desenvolvidos ao longo dos seus dois anos de duração, como, por exemplo: a promoção de bolsas de iniciação científica, a publicação de uma edição atualizada do "Livro da Visitação do Santo Ofício ao Estado do Grão-Pará – 1763-1769", organizado e publicado originalmente por Amaral Lapa em 1978, bem como o fomento de projetos de pesquisa, ensino e extensão que partam da presença inquisitorial na Amazônia como tema central. Além do professor Marcus, o projeto conta com a participação de outros docentes como coordenadores do projeto: o Dr. Geovanni Gomes Cabral, da Unifesspa, o Dr. Angelo Assis, da Universidade Federal de Viçosa, e o Dr. Yllan de Mattos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Por fim, as atividades estão previstas para iniciarem no mês de março, com a organização das primeiras atividades e do espaço físico que abrigará o NEIAM.