Conselho Superior Universitário aprova, por unanimidade, a exigência do comprovante de vacinação completa ou do teste negativo para COVID-19

• Publicado: Quinta, 16 de Dezembro de 2021, 18h56
  • Última atualização em Sexta, 17 de Dezembro de 2021, 08h54

Vacinação DSQVEm reunião extraordinária, realizada na tarde desta quinta-feira (16), o Conselho Superior Universitário (Consun), a instância máxima de deliberação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), aprovou, por unanimidade, a exigência do comprovante de vacinação completa ou do teste negativo para COVID-19, a cada 72 horas, para acesso às dependências da instituição.

A Resolução No. 111/2021 entrará em vigor a partir do dia 3 de janeiro de 2022, data em que as atividades acadêmicas retornarão de modo presencial, e valerá para servidores, alunos, prestadores de serviços terceirizados e para o público em geral. As informações deverão ser prestadas nos acessos da Unifesspa e onde atividades promovidas pela Universidade estiverem sendo realizadas.

Consun_16_dezembro_2021A medida deve aumentar a proteção de toda a comunidade que se relaciona com a Unifesspa e impulsionar a imunização nas regiões onde atua. As medidas de prevenção à COVID-19, como uso obrigatório de máscara e distanciamento físico, devem ser mantidas. "Como uma instituição pública, que promove a ciência por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Unifesspa não pode se furtar do seu papel de atuar positivamente sobre a vida das pessoas. Estamos há mais de 20 meses lutando contra a COVID-19. Avançamos muito, mas não podemos baiar a guarda. A decisão do Consun reafirma nosso compromisso com a saúde coletiva de nossa região", afirma o reitor, professor Francisco Ribeiro.

Outras normativas deverão ser emitidas em breve para regulamentar o novo procedimento de biossegurança e orientar as unidades acadêmicas e Administrativas na aplicação da norma. A decisão do Consun da Unifesspa segue a tendencia de incentivo à vacinação que vem ganhando força em outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), estados e municípios por todo o país.

Dessa forma, o Consun também reafirma a importância da ciência e do papel social da Universidade na promoção da saúde coletiva e da cidadania.