Estudante da Unifesspa é aprovado em cinco programas de mestrado

• Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2021, 16h47
  • Última atualização em Segunda, 13 de Dezembro de 2021, 14h10

Com cinco aprovações, em programas de mestrado de universidades públicas brasileiras, o estudante Vitor da Silva Marinho, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), revela como conseguiu tantas admissões ainda na graduação. O discente cola grau no primeiro semestre de 2022, mesmo período em que dará início aos estudos no Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Vitor MarinhoVitor Marinho conta que a Faculdade de Ciências Econômicas da Unifesspa foi fundamental neste processo, que os professores ajudaram na preparação para as seleções. “Fui muito auxiliado em todo este ano de preparação para prova, mas destaco o fator humano e toda a parceria, conversas, constante motivação e até mesmo em usar o espaço das disciplinas para resolver questões dos processos seletivos anteriores. Além disso, a estrutura curricular do curso auxilia bastante”, explicou.

O estudante de 23 anos, que é natural do município de Itupiranga-Pará, e que fez todo o seu ensino médio em escola pública, diz como é gratificante colher os frutos de muito estudo e dedicação. “A organização é fundamental pra quem quer prestar seleções”, pontua acrescentando que está muito empolgado com a nova etapa que estar por vir. “Estou muito animado, escolhi a UFMG por estar na fronteira do debate econômico regional e estar entre os melhores Programas de Pós-graduação em Economia do Brasil, espero aprender bem teoria econômica e suas aplicações”.

Vitor foi aprovado em cinco programadas de mestrado, das seguintes Universidades: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL); Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que foi a escolhida pela estudante.

Sobre a aprovação, Vitor conta que tinha a expectativa de ser aprovado em um dos programas, mas que ficou surpreso com a quantidade. “Já tinha a expectativa de ser convidado para algum dos programas, mas fiquei muito surpreso pela quantidade de convites. No dia que saíram os convites eu estava em casa e começaram a chegar os e-mails”.

Dica do futuro mestre

Muito organização e estudo fizeram parte da rotina de Vitor durante o último ano e ele conta o segredo para todas essas aprovações. “Fizemos uma seleção nacional com todo conteúdo que é visto ao longo da graduação então consegui distribuir bem os conteúdos para o estudo. Depois disso, foi feita planilha e listas de exercícios. Para mim foi a forma que mais apreendi neste ano. Geralmente essas seleções tem múltiplas etapas então conversar com pessoas que já entraram e dialogar com professores facilita bastante”, revelou.