Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa reforça monitoramento da COVID-19 e destaca necessidade da vacinação e medidas comportamentais de prevenção à doença

  • Publicado: Quinta, 02 de Dezembro de 2021, 08h57
  • Última atualização em Segunda, 06 de Dezembro de 2021, 10h58
  • Acessos: 1435

Testagem COVID 19Desde o início da pandemia de Covid-19, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vem adotando as medidas necessárias no enfrentamento à doença, para garantir a segurança de sua comunidade acadêmica, além de contribuir com a sociedade para a superação dessa crise sanitária.  

Passados 20 meses, a Universidade agora encara um novo desafio com o retorno presencial, de maneira gradual, das atividades administrativas que estavam funcionando remotamente. Todo esse processo segue protocolos com medidas de biossegurança, que foram planejadas e continuam sendo monitoradas por comissões e grupos de trabalhos instituídos pela reitoria, com a participação de diversos setores da Instituição.

Visando ampliar o nível de segurança e garantir mais tranquilidade aos servidores, além da aferição de temperatura realizada nas entradas dos campi, distribuição de equipamentos de proteção individual e limitação da ocupação de espaços físicos, a Unifesspa está com processo em andamento para compra de mil novos testes rápidos de Covid-19. As testagens já vinham sendo realizadas nos últimos meses, mas, agora, com um fluxo maior de servidores deverão ser ampliadas.

Para o reitor, Francisco Ribeiro, a vacinação e o comportamento da comunidade acadêmica são fundamentais para manter a comunidade acadêmica saudável. "Temos vacinas nos postos e já conhecemos as medidas de prevenção. Não podemos deixar a COVID-19 nos vencer", afirma.

Desde o dia 4 de novembro de 2021, a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (DSQV/Progep) realizou 120 exames do tipo antígeno (swab nasal). Do total de testes realizados, oito obtiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

“Após a confirmação de um caso positivo, o servidor recebe as primeiras orientações de cuidados feitas pela própria equipe de testagem. Em seguida, a DSQV comunica o fato formalmente à chefia imediata, reforçando a necessidade de adoção de todas as medidas de segurança. Os nossos gestores, sempre atentos, têm a missão de solicitar a realização de testes para demais servidores que tenham tido contato com o servidor com resultado positivo ou que estejam com sintomas gripais. A DSQV também comunica, imediatamente, os casos positivos à Vigilância Sanitária”, detalhou Sheila Freire, chefe da DSQV.

02 vacinacao servidoresAo receber o documento atestando que não está apto a realizar atividades presenciais, o servidor é orientado quanto à necessidade de afastamento do trabalho por um período de 14 dias, a procurar atendimento médico, a ficar em distanciamento social, usar máscara e realizar as medidas de higiene das mãos.

Para a realização de testes de Covid-19, a Unifesspa conta com uma enfermeira do trabalho, um engenheiro de segurança e com a ação voluntária de duas docentes do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB). Com o aumento da demanda para realização de testagens, A DSQV tem buscado parcerias externas para reforçar as testagens. Reuniões e contatos institucionais ​estão sendo realizados na ​expectativa de ampliar a equipe de profissionais voluntários.

Contudo, a Unifesspa reforça seu posicionamento sobre a necessidade da vacinação contra a Covid-19 não só pela comunidade universitária, como toda a sociedade.

Medidas preventivas – São medidas de proteção, individuais e coletivas, contra à Covid-19, previstas no Protocolo de Biossegurança da Unifesspa:

- Uso obrigatório de máscaras em todos os espaços;

- Evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados;

- Manter o distanciamento entre as pessoas, estações de trabalhos e móveis da sala de aula e laboratórios, inclusive nas áreas externas.

- Realizar limpeza e higienização dos ambientes em uso, ao menos 2 vezes ao dia ou conforme necessidade.

- Funcionamento em esquema de escalas de trabalho, com revezamento dos postos de trabalho, no intuito de garantir as ocupações máximas permitidas em cada ambiente para cada etapa do processo de retomada.

- Proibição de consumir alimentos dentro da sala de aula e auditórios;

Protocolo de Biossegurança – O documento elenca as medidas individuais e coletivas necessárias à entrada, à circulação e à permanência em todas as dependências dos campi, que devem ser seguidas por servidores, discentes e terceirizados e por todos que precisam circular na Unifesspa. O protocolo foi elaborado pela Comissão de Enfrentamento à Covid-19 (CEC) da Unifesspa (Portaria nº 0863/2021), com base nas orientações e recomendações do Protocolo de Biossegurança do MEC, do Decreto RETOMAPARÁ e em evidências científicas.

O protocolo está em constante revisão, levando-se em conta o cenário epidemiológico e as condições sanitárias da Região. Quaisquer contribuições adicionais podem ser enviadas à Comissão de Enfrentamento à Covid-19 (CEC) pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Como forma de facilitar o acesso às orientações contidas no protocolo, a Assessoria de Comunicação (Ascom) tem realizado campanhas educativas em seus canais oficiais e também em espaços da universidade. A versão completa do Protocolo de Biossegurança pode ser acessada aqui!

Comissão de Enfrentamento à Covid-19 (CEC) – Composta por representantes de das pro-reitorias finalísticas, unidades administrativas e acadêmicas, a Comissão é responsável por responder consultas internas sobre o funcionamento da Unifesspa enquanto perdurar a pandemia da Covid-19; elaborar e validar normativas internas; publicar e compartilhar informativos direcionados ao enfrentamento da pandemia;

Além disso, cabe a Comissão validar ações de cunho acadêmico, que visem contribuir para a redução do impacto social das medidas de contenção da transmissão da Covid-19; analisar as normativas das Unidades Acadêmicas, Administrativas e Órgãos Suplementares, no que diz respeito ao cumprimento das medidas sugeridas no Protocolo de Biossegurança; e auxiliar a Reitoria no planejamento da retomada das atividades acadêmicas presenciais.

Inquerito epidemiológico

Uma das medidas de monitoramento da COVID-19 entre a comunidade acadêmica é a proposta de um inquérito epidemiológico que deve ser feito a partir dos testes realizados pela equipe da DSQV. A partir dos dados, será possível mensurar os riscos em momentos específicos, eventualidade de surtos na universidade, entre outros aspectos. Além da pesquisa interna, será feito contato com a Secrearia de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) para que possamos obter dados epidemiológicos específicos sobre as regiões onde a Unifesspa tem campi, de modo a complementar o monitoramento.

Fim do conteúdo da página