Unifesspa implanta a Ouvidoria-geral.

• Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 17h16
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Já está em funcionamento desde o dia 24/07 a Ouvidoria-geral da Unifesspa, objetivando ouvir a população, realizar uma efetiva sintonia entre o cidadão e o gestor, mostrar transparência nos atos administrativos e ajudar na melhoria dos serviços prestados, alcançando assim uma gestão ainda mais participativa.

Sua implantação está se efetivando de acordo com a proposta do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional): Ser uma universidade inclusiva e de excelência, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e democrática.

Através da Ouvidoria, os usuários dos serviços da Universidade e servidores em geral têm a oportunidade de manifestar sua opinião através de registro de críticas, reclamações, denúncias, elogios, informações e outros.

A Ouvidoria é um canal de comunicação entre a sociedade e a Administração, que tem como finalidade maior o aperfeiçoamento e a melhoria contínua da qualidade do atendimento e dos serviços prestados.

Neste contexto, a Ouvidoria viabiliza o diálogo com as diferentes instâncias de gestão, sendo assim um dos instrumentos que o administrado utiliza para avaliação da qualidade dos serviços prestados. É mais um marco no processo de democratização e atua na busca da construção de um padrão de atenção ao cidadão, na acolhida através da escuta humanizada e a acessibilidade satisfatória. Visa dar resolutividade às ocorrências, tentando dirimir as demandas de maneira ágil e imparcial.

Objetivos

Dentro da concepção de que a Ouvidoria é um canal de comunicação por meio do qual a população se manifesta e a Instituição responde, informa e educa, há que se entender o seu importante papel em assegurar um relacionamento democrático da Unifesspa com a sociedade, pela participação do cidadão nas ações educacionais e da Administração Pública de uma maneira geral, contribuindo para o exercício da própria cidadania.

Tem como objetivos mediar conflitos, colaborar para uma efetiva sintonia entre o cidadão e o gestor, mostrar transparência nos atos administrativos e ajudar na melhoria dos serviços prestados.

Os princípios da legalidade, legitimidade, moralidade, equidade, economicidade e transparência norteiam a atuação da Ouvidoria, uma vez que a ela é delegado o poder de receber e encaminhar as denúncias, críticas, reclamações, informações, elogios e questionamentos dos administrados, quanto aos seus direitos e interesses.

Seu trabalho é pautado com base nesses princípios, visualizando-se as possibilidades de construir uma Ouvidoria forte com a peculiar agilidade em transpor toda a administração burocrática, desde o balcão de atendimento à autoridade máxima da Unifesspa, de forma a assegurar um direito ou reparar uma injustiça na minúcia da especificidade que o caso requer.

Formas de contato com a Ouvidoria:

• Site: falecomouvidoria.unifesspa.edu.br
  • Telefones (em breve será disponibilizado)
  • Pessoalmente: Na própria Universidade, Câmpus I, localizada àFolha 31 quadra 07 lote 100 (especial), Nova Marabá.

FOLDER