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Propit divulga o resultado do edital 09/2021 PIBIC/FAPESPA

  • Publicado: Terça, 28 de Setembro de 2021, 14h07
  • Última atualização em Quinta, 07 de Outubro de 2021, 15h30
  • Acessos: 1006

A Pró- Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) divulgou o resultado final do edital 09/2021 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibic/Fapespa) – 2021/2022. O programa tem como intenção despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante sua participação em projetos de pesquisa e estimular a divulgação científica. Com o resultado, foram selecionados seis projetos, cujo temas estavam relacionados com a Covid-19. As bolsas ofertadas terão o período de um ano, a partir da divulgação do resultado final.

Sendo assim, com os projetos aprovados no edital, pedimos para que os professores falassem sobre os seus respectivos projetos e a sensação de terem os seus projetos aprovados. Abaixo você confere as respostas de cada professor.

- “Estado e Políticas Sociais na Amazônia: diálogos críticos sobre apropriação de territórios e recursos naturais, mobilidades humanas e desestruturação de sistemas de conhecimento”. O projeto coordenado pela profa. Dra. Andréa Hentz de Mello objetiva analisar as políticas desenvolvimentistas praticadas pelo Estado em escala nacional e regional e seus impactos ambientais, culturais e sociais aos territórios e às territorialidades dos sujeitos a eles concernidos.

Segundo a professora, “via de regra, essas políticas resultam em um violento processo de desterritorialização, bem como em violação de direitos básicos”.  Pretende-se, assim, desenvolver ações de integração entre ensino, pesquisa e extensão, a partir do diálogo crítico-cruzado dos pesquisadores com os atores sociais envolvidos na pesquisa, com a finalidade de desvelar problemáticas e proposições que subsidiem a construção de alternativas aos processos de exclusão, desigualdades, violências e conflitos gerados por essas políticas que, frequentemente, deslegitimam os modus operandi desses sujeitos.

Os problemas socioambientais em diferentes territórios da Amazônia brasileira, tem se acentuado em grande escala nos últimos anos, principalmente no que se refere à destruição das florestas e degradação dos recursos hídricos que tem sido alvo das interferências humanas, e assim, induzindo a pensar em ação que legitime a importância do equilíbrio dinâmico das bacias hidrográficas. Nesse contexto, esta pesquisa, busca discutir a importância do Rio Tocantins no munícipio de Marabá – PA, analisando a degradação socioambiental e seus reflexos principalmente relacionados à saúde e qualidade de vida dos moradores da orla de Marabá-PA, durante a Pandemia da Covid-19.

“Sinto-me muito feliz, em estar envolvida neste grande projeto, pois através das perguntas de pesquisa: a) Como o processo de ocupação territorial e a fragilidade das políticas ambientais podem contribuir para a degradação socioambiental do Rio Tocantins Marabá-PA? Como a Pandemia da Covid-19 está afetando os moradores da Orla do Rio Tocantins em Marabá, e qual a qualidade de suas águas? Como os banhistas estão se comportando durante a Pandemia da Covid-19 no período de praias do Rio Tocantins em Marabá? Buscaremos apontar soluções para promover melhores condições de vida a população ribeirinha da Orla de Marabá-PA”, afirma a pesquisadora.

- Outro projeto aprovado foi “Efeitos da cloroquina sobre a espermatogênese de peixes”, coordenado pelo prof. Dr. Diogenes Henrique de Siqueira Silva. Para o professor, O edital PROPIT 09/2021 - PIBIC/FAPESPA foi uma excelente oportunidade para a comunidade científica da Unifesspa mostrar sua preocupação com os problemas relacionados à COVID- 19. Segundo o pesquisador, o Grupo (GERPA/LANEC) se propôs a investigar os efeitos da cloroquina e Ivermectina sobre a espermatogênese de peixes nativos, haja visto que problemas relacionados a esse processo já foram identificados em algumas espécies de mamíferos submetidas aos referidos medicamentos.

Deste modo, utilizando peixes amazônicos como modelos experimentais, será possível apresentar novos dados a respeito dessa nova discussão, cooperando para o melhor entendimento sobre a utilização dos medicamentos. Ademais, já é de conhecimento comum que muitos medicamentos são descartados de maneira inapropriada, acabando nos rios, afetando seus habitantes. Portanto, caso seja demonstrado que a cloroquina ou ivermectina alteram algum aspecto da espermatogênese dos peixes, isso poderá influenciar na fertilidade das espécies amazônicas, afetando sua reprodução e, consequentemente, reduzir as populações dessas espécies nos rios.

“Enfim, estamos ansiosos pelos resultados desse projeto, uma vez que esses dados podem esclarecer os impactos ecológicos e econômicos que esses medicamentos podem causar”, destaca Diogenes.

- “ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA: percepções dos licenciandos e egressos do curso de Licenciatura em Matemática da Famat- Unifesspa”

O projeto coordenado pela profa. Dra. Maria Margarete Delaia tem como objetivo ouvir e analisar os dizeres dos licenciandos e egressos do curso de licenciatura em Matemática da Famat/Unifesspa acerca das percepções que têm das práticas que realizam e/ou realizaram no formato remoto, em turmas da educação básica da rede pública, tanto municipal como estadual de Marabá, no decorrer das disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório. “A nossa expectativa com esse projeto é de obter resultados que nos possibilitem retroalimentar esse processo de estágio no formato remoto, que ainda estamos desenvolvendo até o final desse período, e no formato presencial quando voltarmos”, afirma a professora.

Quanto à participação aprovação do projeto, a coordenadora do projeto conta que “é uma alegria muito grande toda vez que nós submetemos e obtemos aprovação, porque é uma oportunidade para nós continuarmos alimentando, produzindo e fazendo as pesquisas em nosso grupo de pesquisa sobre o estágio curricular supervisionado obrigatório, cadastrado na plataforma CNPq. E, também, de oportunizar que nossos alunos entrem no mundo da pesquisa. Então, é a oportunidade para que eles participem desde o começo da pesquisa coletando dados e produzindo resultados”.

Para a professora, a sensação de ter mais um projeto aprovado em edital é de gratidão para ela e para os alunos. “Esse aluno como bolsista de iniciação científica passa a despertar o prazer de estar vivendo esse momento do percurso acadêmico. Assim, podemos verificar como nossos alunos crescem quando eles têm a possibilidade de serem inseridos nesses projetos de iniciação científica, o que nos deixa bastante gratos de termos sido contemplados com mais essa bolsa”.

- “Programa de educação Tutorial (PET) – Covid-19: O impacto subestimado da pandemia na saúde mental da comunidade universitária”

O projeto coordenado pelo prof. Dr. Roberto Bernardo da Silva busca investigar o impacto da pandemia na saúde mental da comunidade universitária do IEA/UNIFESSPA. A pandemia de Covid-19 e as restrições impostas pela mesma provocaram "um forte impacto" a comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) da Unifesspa como um todo. Isso ficou mais evidente durante o Período Letivo Emergencial (PLE) em 2020. Muitas medidas preventivas e “restritivas" foram implementadas "para proteger a população da propagação do vírus", como por exemplo, o lockdown, isolamento social, distanciamento social, uso de máscaras faciais, uso de álcool gel e etc.

Essas medidas desencadearam, por consequência, um forte impacto na saúde mental em toda comunidade acadêmica da Unifesspa. Principalmente pelo isolamento social e distanciamento social impostos aos jovens, a falta de estrutura (computadores, notebooks, bibliotecas, etc) para realização das atividades acadêmicas, falta e/ou baixa velocidade da internet instalada nas residências etc. Nesse sentido, verificou-se a necessidade de apoio educacional e psicológico para promover maior bem-estar, sobretudo, entre os discentes do IEA/ Unifesspa com relação ao domínio de ferramentas tecnológicas para melhorar o desempenho nas disciplinas dos cursos de Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Engenharia Civil e, Licenciatura em Matemática, que estão sendo ministradas de modo remoto.

Quando perguntado sobre a sensação ter o projeto aprovado no edital, o professor conta que “fica feliz por ter mais um projeto de pesquisa aprovado nos editais da UNIFESSPA. Principalmente pela oportunidade de poder investigar um problema importante, a evasão universitária, no âmbito da Unifesspa”.

- “RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DA COVID-19: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO”

O projeto coordenado pela profa. dra. Silvania Onça, aprovado no Edital PROPIT/PIBIC 09/2021, “Resiliência no contexto da Covid-19: construção e validação de instrumento de mensuração” é destinado a pesquisa dos discentes da Unifesspa. O bolsista sob orientação aprenderá a construir um instrumento de mensuração da resiliência de universitários no contexto da Covid-19. Os procedimentos metodológicos envolvem a aplicação de técnicas estatísticas para que se possa avaliar com fidedignidade do instrumento para captar a adaptação de universitários diante do contexto, indicando saúde mental positiva. Diante dos resultados, pode-se oferecer projetos de extensão que promovam bem-estar dos discentes da Unifesspa.

Perguntada sobre como se sentia em relação a aprovação do projeto a professora afirma, "Eu me senti gratificada porque poderei desenvolver o projeto e, ainda, orientar um aluno bolsista que aprenderá sobre validade científica deste tipo de instrumento. Com isso, a família Unifesspa por meio de ações como esta da PROPIT continua a oferecer, além de ensino de qualidade, oportunidades de formação de pesquisadores e de promoção de saúde mental dos universitários, no retorno às atividades acadêmicas presenciais. No Edital PIBIC/CnPq  07/2021 tive a felicidade de ter aprovado um outro projeto de pesquisa sobre o Florescimento no trabalho de microempreendedores. Este projeto já está sendo desenvolvido pela discente do quinto período de Psicologia, Gizele Eduarda Sampaio Silva."

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