Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

1ª Reunião Aberta do GMPB - Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em torno da obra de Pierre Bourdieu"

  • Publicado: Segunda, 09 de Novembro de 2015, 16h29
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
  • Acessos: 2398

 

1ª Reunião Aberta do GMPB - Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em torno da obra de Pierre Bourdieu", que dar-se-á no dia 4 de dezembro, às 16:00, na sala 15 do ICH (Campus I da Unifesspa).

O GMPB (Grupo Multidisciplinar de Pesquisa em torno da obra de Pierre Bourdieu) foi idealizado pelos professores Dirlenvalder do Nascimento Loyolla (Letras/ILLA), Túlio Augusto Pinho de Vasconcelos Chaves (História/IETU) e Eduardo de Melo Salgueiro (História/IETU). O objetivo de tal grupo de pesquisa é congregar pesquisadores interessados em investigar o legado intelectual do pensador francês Pierre Bourdieu (1930-2002), cujas ideias originais vêm sendo utilizadas nos mais variados campos do conhecimento.

O grupo foi criado recentemente, mas já se encontra certificado pela Unifesspa, e conta com pesquisadores de diversas áreas e de várias instituições de ensino superior (UNIFESSPA, UFRN, UEMS, UFMG, UFOP, UFSC, UNIMONTES).

Em sua primeira reunião aberta à comunidade acadêmica, o GMPB pretende apresentar reflexões sobre a obra "A dominação masculina" ["La domination masculine"], publicada por Pierre Bourdieu em 1998. Em linhas gerais, nesse livro o autor desenvolve uma análise sociológica das relações sociais entre os sexos, procurando explicar as causas da persistência da dominação masculina sobre as mulheres nas sociedades humanas. Por tratar-se de um tema bastante discutido recentemente na mídia, na academia e nas redes sociais brasileiras por ocasião do último ENEM, a referida obra de Bourdieu encontra-se mais atual do que nunca.

 

1a Reunião do GMPB

Fim do conteúdo da página