Estudo revela impacto positivo da vacinação contra a COVID-19 na Unifesspa

• Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 17h27
  • Última atualização em Sexta, 17 de Setembro de 2021, 15h30

Gráfico Teste COVID UnifesspaCom o calendário atual de vacinação contra a Covid-19, que já contemplou com as duas doses da vacina os trabalhadores da Educação Superior nas regiões de saúde onde a Unifesspa tem campus, a equipe responsável pelos testes realizados na sede da Universidade, em Marabá, realizou um estudo que demonstra os efeitos positivos da imunização sobre o número de casos. Desde a primeira dose, em junho de 2021, até agosto, o número de casos chegou a zero.

A equipe de testagem, composta pelas docentes Aline Correa Carvalho (IESB), Ana Cristina Viana Campos (IESB), e pelos técnicos administrativos Angeli Pena Galvão Fonseca (SINFRA) e Dair Sousa Silva (PROGEP), sistematizou os dados e realizou uma análise preliminar.

Comparando-se os resultados dos testes rápidos realizados na Unifesspa a partir de janeiro de 2021, observa-se que há grande oscilação entre os casos reagentes (positivos) e não reagentes (negativos); o que indica que houve meses com, pelo menos, um caso positivo por semana.

A situação mudou completamente a partir do dia 14 de junho, quando começou a imunização para os servidores e colaboradores terceirizados da Unifesspa, e não se registrou nenhum caso positivo até o dia 31 de agosto, conforme gráfico apresentado.

Esses resultados reforçam a importância da adesão da comunidade à imunização contra Covid-19. “Ressaltamos que, apesar da queda do número de casos positivos de Covid-19 na Unifesspa, ainda se faz necessário o uso de máscara, higienização frequente das mãos, distanciamento social e evitar aglomerações”, enfatiza a equipe.

Teste tipo antígenoTestagem

A testagem tem sido realizada na Unifesspa desde setembro de 2020, após aquisição de material específico, e em conformidade com o orçamento, pelo Grupo de Trabalho de Biossegurança, responsável por garantir as condições sanitárias na Universidade.

Atualmente, a testagem é feita de acordo com o grau de exposição ao coronavírus de servidores e colaboradores terceirizados na execução daquelas tarefas consideradas essenciais. São realizados testes rápidos nos seguintes grupos: servidores, discentes e funcionários terceirizados em trabalho presencial contínuo com sintomas condizentes com quadro clínico de Covid-19, na ausência de outro diagnóstico específico, contactante ou responsável pelo cuidado de pessoa que testar positivo para Covid-19; servidores que estejam a frente do monitoramento da comunidade acadêmica e na realização dos testes; servidores que realizam viagens a serviço; servidores em trabalho presencial que exerçam suas atividades em ambientes considerados de maior exposição, a detalhar: a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida, a Divisão de Almoxarifado e Patrimônio, a Divisão de Serviços de Engenharia e Manutenção, a Divisão de Obras e Projetos, o Protocolo, Bibliotecas, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica e a Coordenadoria de Atendimento ao Usuário.

Outros grupos poderão ser incluídos na testagem, se demonstrada a necessidade de acompanhamento, mediante aprovação do GT de Biossegurança.

Atividades administrativas

Em comunicado enviado para a comunidade acadêmica, via e-mails institucionais, site e perfil oficial no Instagram, a Reitoria da Unifesspa informou o retorno de atividades presenciais administrativas a partir do dia 13 de outubro de 2021. Para a vice-reitora da Unifesspa, Profa. Lucélia Cavalcante, o retorno presencial das atividades administrativas nas dependências da universidade deve contribuir para a melhora nas condições de trabalho, que tiveram que ser rapidamente adaptadas ao remoto, como imposição da pandemia. "Nosso trabalho administrativo nunca parou, ele foi restringido pelas limitações e tivemos que usar nossas casas para trabalhar. Agora teremos o retorno progressivo e continuidade do trabalho que estava remoto de volta ao presencial, por escala e com medidas de proteção", ressalta.

A medida foi tomada com base na análise de risco apresentada no Protocolo de Biossegurança, bem como nos dados oficiais sobre a Campanha Nacional de Imunização contra a COVID-19, que já contemplou a categoria dos trabalhadores do Ensino Superior nas regiões de saúde onde a Unifesspa tem campus, e nos dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) sobe vacinação, taxas de mortes, casos e ocupação de leitos.

O retorno prevê a ocupação de, no máximo, 70% da capacidade dos espaços físicos e mantém medidas de prevenção, como uso de máscara, higienização com álcool em gel e distanciamento físico. “Ressaltamos que a Universidade vem distribuindo diversos tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs) conforme a realização das atividades administrativas presenciais e de acordo com o grau de exposição dos servidores em todos os campi. Além disso, nas instalações na sede e fora de sede há disponível dispensers com álcool em gel 70% e materiais informativos sobre medidas de prevenção”, ressalta a coordenadora do GT de Biossegurança e enfermeira do Trabalho, Angeli Fonseca.