Comissão de Enfrentamento à COVID-19 realiza levantamento de informações sobre vacinação na comunidade acadêmica

• Publicado: Sexta, 03 de Setembro de 2021, 18h17
  • Última atualização em Sexta, 10 de Setembro de 2021, 19h44

Daniel Clemente Vieira Rego Da SilvaA Comissão de Enfrentamento à COVID-19 (CEC) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realiza, a partir deste sábado (4), um levantamento de informações sobre a vacinação entre a comunidade acadêmica. O levantamento será feito via formulário, que deve ser preenchido por todos os servidores e discentes via SIG.

Entre as perguntas feitas estão questões sobre a aplicação da primeira e da segunda dose, se a pessoa faz parte de algum grupo de risco, qual vacina recebeu, entre outros. Haverá formulários específicos para discentes, que devem responder do dia 4 ao dia 13 de setembro, e outro para docentes e técnicos-administrativos, que responderão a partir do dia 13 ao dia 17 de setembro.

Os dados coletados serão sistematizados e ajudarão a CEC a fazer o monitoramento da imunização com o objetivo de planejar as atividades presenciais e manter a segurança sanitária da comunidade acadêmica nas dependências da universidade.

Para o coordenador da CEC, prof. Dr. Elisandro de Andrade, essas informações coletadas serão fundamentais para garantir que a Unifesspa esteja preparada para a retomada presencial. “A Comissão tem trabalhado com dados científicos e com base legal para garantir o retorno gradual e seguro às atividades presenciais. Para um melhor planejamento é indispensável ter acesso às informações da comunidade, que serão coletadas por meio dos formulários”, ressalta o coordenador.

Uma das informações que devem ser prestadas é a comprovação da vacinação mais atualizada com as informações disponíveis na carteira de vacinação ou no aplicativo Conecte SUS, que é a plataforma do Governo Federal para as informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e dos usuários em todo o país, incluindo a vacinação. Pelo aplicativo é possível baixar a carteira de vacinação digital, que será enviada, pelo formulário, à Comissão. Para os estudantes, o envio da carteira será opcional.

O acesso ao Conect SUS é feito com o mesmo login e mesma senha do “Sou Gov” ou “Meu Gov” e em outras plataformas do Governo Federal, como a do acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital.

Juntamente com esse levantamento, a Comissão vai emitir novo Protocolo de Biossegurança, com parâmetros atualizados em relação à vacinação e outros dados sobre a pandemia, um cronograma de retomada das atividades administrativas, e um plano específico para atividades acadêmicas.

Além desses dados, estudos baseados nos testes aplicados junto à comunidade estão sendo realizados para analisar a incidência da COVID-19 desde o início da pandemia até o atual momento da campanha nacional de imunização. Os dados estão em análise e os resultados serão divulgados em breve.

Baixe aqui o tutorial para acessar a carteira de vacinação digital.

Caso o servidor não tenha se vacinado, ele deve baixar, no próprio formulário, uma declaração em que informa e justifica a não vacinação, preenchê-la e enviá-la também pelo espaço disponível. Confira aqui a Declaração.