I Conferência e Oficina sobre Línguas Indígenas

• Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2015, 11h16
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

O  Instituto de Estudos do Xingu (IEX), Campus de São Félix do Xingu, representado pelos docentes Prof. MsC. Carlos Augusto Carneiro Costa (Diretor do IEX), Prof. MsC. Benedito de Sales Santos (Diretor Adjunto) e  Prof. MsC. Edson de Freitas Gomes (Coordenador do Curso de Letras), com o apoio da PROPIT, recebeu a Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira, Professora Associada do Instituto de Letras da UFPA, Bolsista de Produtividade do CNPq, Presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN) e Coordenadora de programas Especiais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP) da UFPA. A referida docente atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA), trabalhando na área de Análise, descrição e documentação de línguas naturais, especificamente com a descrição de línguas indígenas amazônicas. Ela possui experiência com línguas Macro-Jê, dentre as quais o Mebengôkre (Kayapó), o Tapajúna e o Parkatêjê.

O apoio da PROPIT foi de fundamental importância para investir esforços e fortalecer a vocação e o compromisso social do Campus de São Félix do Xingu nessa área, uma vez que se trata de uma região em que há grande diversidade linguística com povos de diferentes etnias. A vinda da Profa. Marília Ferreira marca o início de uma parceria interinstitucional profícua entre a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) quanto à realização de projetos de pesquisa sobre línguas indígenas. Ademais, destaca-se a frequência massiva dos alunos do Curso de Letras, turmas 2014 e 2015, bem como de profissionais vinculados à Secretaria Municipal de Educação, envolvidos com a Educação Indígena, outros profissionais e também de várias lideranças indígenas das comunidades próximas, que estiveram no Campus durante o Ciclo de Conferências e da Oficina sobre Elaboração de Projetos de Pesquisa sobre Línguas Indígenas, que foi realizada no período de 03 a 05 de novembro de 2015.

IMG 20151105 WA0004

IMG 20151105 WA0016