Unifesspa realiza seminário sobre políticas públicas e dialoga com gestão municipal em Canaã dos Carajás

• Publicado: Sexta, 27 de Agosto de 2021, 18h42
  • Última atualização em Quarta, 08 de Setembro de 2021, 12h40

Pepeti 2021 1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) cumpriu, nesta semana, uma extensa agenda no município de Canaã dos Carajás, onde funciona o Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Tecnologia e Inovação (Pepeti) da Instituição. De 15 a 17, servidores da Universidade e da Prefeitura Municipal participaram de seminário acadêmico e visitaram as obras das futuras instalações da Unifesspa na cidade, além de uma área que também será doada para o desenvolvimento de atividades acadêmicas.

O II Seminário Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional em Canaã dos Carajás, um dos convênios desenvolvidos nesta parceria, que já existe desde 2019, reuniu docentes e discentes de diversas unidades. “O investimento na educação pública, através da Unifesspa, é um legado maravilhoso que esta gestão do município pode deixar e transformar vidas. O Pepeti é um esforço para fazer que ensino, pesquisa e extensão dialogue para formar centenas de agentes de desenvolvimento local que vão atuar nas diferentes áreas, um desenvolvimento com bases fortes”, afirma o prof. Dr. Diego de Macedo Rodrigues, diretor do Pepeti.

Pepeti 2021 1No evento, resultados parciais de projetos selecionados por um edital específico, foram apresentados ao público. A ideia é que políticas públicas sejam desenvolvidas com fundamentos nesses processos de investigação acadêmica.

Segundo a secretária municipal de educação de Canaã, Roselma da Silva Feitosa Milani, “a educação de Canaã dos Carajás festeja a possibilidade de discutir políticas públicas. Para que a gente construa uma educação de qualidade, coesa, nós precisamos da universidade. Nós acreditamos nessa educação cíclica que começa na creche e vai até a pós-graduação”. A gestora destacou, ainda, a importância da formação cidadã: “queremos buscar cidadão livres para exercerem seus direitos e conscientes para cumprirem seus deveres”, ressaltou Milani.

A vice-reitora da Unifesspa, profa. Dra. Lucélia Cavalcante, que também coordena um projeto e uma especialização junto ao município, enfatizou o intercâmbio entre o poder municipal e a universidade. “Esse diálogo tem uma importância muito grande para a Universidade. Ver de perto esse movimento de parceria sólida e de referência faz toda a diferença. A ciência pode transformar a sociedade e as pessoas. E a dimensão educativa é o pilar maior do processo de desenvolvimento, de transformar sociedades e vidas”, afirmou a vice-reitora.

Pepeti 2021 2Educação como promotora de desenvolvimento

Josemira Gadelha, prefeita de Canaã dos Carajás, também articulou os próximos passos da atuação da gestão municipal junto à Unifesspa, apresentando novas demandas de cursos, e aludindo à criação futura de um campus. “Nenhum projeto de desenvolvimento pode ser grande se ele não passar pela educação. A educação é um projeto de investimento nas pessoas. Aqui em Canaã nós seremos conhecidos não mais como uma cidade mineradora, mas, como uma cidade universitária e educadora. Por isso, estamos investindo fortemente e daí a parceria com a Unifesspa”.

Ainda na programação, a equipe da Unifesspa e da Prefeitura do município visitaram a área em que será instalada o projeto “Fazendo Escola”, projeto modelo de integração de atividades acadêmicas. O terreno está em processo de doação para a Unifesspa, que vai atuar com diversos cursos, envolvendo professores, alunos e técnicos administrativos.

Pepeti 2021 3O reitor da Unifesspa, prof. Dr. Francisco Ribeiro, destacou a relevância de um legado para além do que sobrará da exploração atual dos recursos minerários. “Todo esse movimento mostra a importância que o município dá à educação. É extremamente relevante perceber a preocupação da gestão municipal, desde os primeiros anos de formação até a universidade. Este município tem uma grande importância para o cenário nacional, já que é responsável por cerca de um terço da exploração mineral brasileira. Então, ele tem uma grande relevância para o país. Nada mais significativo que o investimento maior seja na educação para que haja aqui outros legados para além dos minérios”, concluiu.

A prefeita de Canaã também fez novas demandas de novas turmas à Unifesspa:  Medicina Veterinária, Psicologia, Pedagogia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e uma especialização na área de Arquitetura. Atualmente, o Pepeti/Unifesspa já possui turmas a partir de convênio, dos cursos de Letras, Agronomia, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica e Artes Visuais, Além da especialização em Educação Inclusiva. Novas turmas de Jornalismo, Licenciatura em Matemática, Engenharia Florestal, Engenharia da Computação e Física farão seleção ainda este ano, para iniciar as aulas em 2022.