Primeiros períodos letivos de 2021 poderão ter atividades de forma remota, híbrida e presencial

• Publicado: Quarta, 11 de Agosto de 2021, 19h00
  • Última atualização em Quinta, 12 de Agosto de 2021, 09h01

ConsepeO Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) decidiu, em reunião extraordinária, realizada nesta quarta-feira (11), que os primeiros períodos letivos de 2021 comportarão tanto atividades híbridas, quanto presenciais e totalmente remotas. A ideia é que haja um retorno gradativo às atividades presenciais à medida que a campanha nacional de imunização avança na vacinação de profissionais da educação, como grupo prioritário, e da população mais jovem.

Confira aqui a Resolução Nº 557/2021.

A Resolução estabelece os critérios e os procedimentos que regulamentam os períodos de 2021.2 e 2021.5, este último destinado ao atendimento dos cursos intensivos, que são simultâneos e vão de 13 de setembro a 18 de dezembro de 2021, conforme o definido no Calendário Acadêmico.

As atividades que deverão ser realizadas de forma híbrida ou presencial são aquelas consideradas estritamente necessárias, como as práticas. Atividades teóricas deverão ser realizadas remotamente, de modo que o distanciamento físico ainda deve ser considerado como forma de prevenção à COVID-19.

Aluna Estudando 1Em relação ao currículo, os discentes poderão cursar disciplinas de períodos subsequentes, desde que ofertadas para a sua turma pela Subunidade Acadêmica. Ainda será reservado aos alunos o direito de desistirem de cursar o componente curricular até 25% da carga horária ministrada.

São consideradas atividades híbridas aquelas em que “a carga horária teórica será ministrada de forma remota, enquanto que a carga horária prática será ministrada de forma presencial, desde que esta última atenda todas as exigências do Protocolo de Biossegurança da Unifesspa”.

Em relação aos docentes, serão considerada duas horas de preparação para cada hora ministrada, seja ela síncrona ou assíncrona, para fins de composição do Plano Individual de Trabalho (PIT). E, no caso de desistência de todos os discentes matriculados em uma turma, haverá o registro da carga horária proporcional ministrada.

O texto desta matéria não substitui o da Resolução.