Concurso escolherá projetos de universitários sobre arte e cultura

• Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2015, 18h06
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Unifesspa destina R$ 112 mil para financiar projetos ligados às áreas de Música, Produção Audiovisual, Artes Visuais, Cultura e Expressões Populares, Literatura, Fotografia e Artes Cênicas. As inscrições dos projetos devem ser feitas até o próximo dia07 de dezembro.

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PROEX/Unifesspa) abriu edital para selecionar, entre os universitários dos diversos cursos da instituição, doze projetos de arte e cultura, que serão financiados com recursos do Programa Arte-Cultura da PROEX, acrescidos de recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e do Orçamento da PROEX/Unifesspa.

Os projetos abrangem as áreas de: Música (todos os gêneros com gravação de DVD ou CD), Produção Audiovisual (com Curta metragem podendo ser ficção, documentário, arte, ou outro gênero), Artes Visuais, Cultura e Expressões Populares, Literatura (nos gêneros: poesia, conto, crônicas, romance e ensaio), Fotografia e Artes Cênicas (teatro, dança, circo e outras modalidades).

Ao todo serão destinados R$ 112.000,00 (cento e doze mil reais), concedidos na forma de prêmios em diferentes linguagens artísticas. Oito prêmios têm o valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais) cada e são distribuídos em dois para a área de Artes Visuais; dois para a área de Cultura e Expressões Populares; dois para a área de Literatura; um para Fotografia e um outro prêmio para Artes Cênicas.

Outros quatro prêmios têm o valor de R$ 14.000,00 (quatorze mil reais), cada, para serem disputados nas categorias de música – dois projetos a serem contemplados – e Produção Audiovisual – também dois projetos serão escolhidos entre as proposições apresentadas pelos universitários da instituição.

Os projetos contemplados devem ser realizados período de janeirode 2016 até julho de 2016. Os critérios a serem analisados pela PROEX baseiam-se nas diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária (FORPROEX, 2012). São eles: Interação dialógica; Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade; Impacto na Formação do Estudante; Impacto e Transformação Social; Qualidade do Projeto e Adequação aos Objetivos do Edital; Viabilidade de Execução e Adequação Orçamentária; Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão; e Experiência na área comprovada em Currículo.

Inscrições
As inscrições são gratuitas e abertas, exclusivamente, aos discentes de graduação da Unifesspa. Elas poderão ser efetuadas individualmente ou em grupo. No caso de inscrições de grupos, apenas um integrante será o proponente (o coordenador do Projeto), se tornará o responsável pelo atendimento às normas do edital em anexo, também disponível no endereço eletrônico:

Em conformidade com a Resolução do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão) da Unifesspa cada projeto deverá contar com um/a professor/a supervisor/a, devendo o proponente juntar à sua proposta declaração de aceite do referido docente, ficando a critério desse a decisão de aceitar supervisionar um ou mais projetos.

ERRATA DO EDITAL N°002/2015-PROEX-CONCURSO