"Fala, Unifesspa!": Reitoria e comunidade debatem soluções para demandas do campus de São Félix do Xingu

• Publicado: Quinta, 15 de Julho de 2021, 22h06
  • Última atualização em Sexta, 16 de Julho de 2021, 21h39

fala unifesspa iex Professores, técnicos administrativos e alunos do Instituto de Estudos do Xingu (IEX) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (15), para dialogar e apresentar demandas à Administração Superior da Unifesspa. Em formato híbrido, o “Fala Unifesspa!” no IEX teve expressiva participação da comunidade pela internet, que interagiu e se manteve presente durante as quatro horas de reunião.

A diretora-geral do IEX, profa. Elaine Dias, abriu o encontro destacando a importância dessa iniciativa para o fortalecimento dos cursos e do Instituto com um todo. Na sequência, o reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro, falou sobre a agenda de reuniões com autoridades locais e antecipou as tratativas para um acordo de cooperação técnica a ser firmado com a prefeitura do munícipio, estreitando os laços da universidade com a administração local.

Ribeiro externou satisfação de realizar esse diálogo com a comunidade do Instituto, como forma de aproximar ainda mais a sede com os demais campi. Já a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, frisou a relevância de uma universidade multicampi fortalecida e agradeceu o empenho de todos os servidores nessa missão.

A reunião seguiu com apresentação dos pró-reitores, secretários e dirigentes de setores da Administração Superior. Cada um deles falou sobre os serviços, projetos e ações desenvolvidas no âmbito de suas atuações, colocando-se à disposição para atender e tirar dúvidas da comunidade. Logo após, foi aberto o espaço para manifestações e perguntas.

Entre as principais questões levantadas pelos participantes, estiveram: apoio psicopedagógico para os alunos, recomposição do quadro de pessoal, suporte nas ações de diversidade étnico-racial, bolsas de assistência estudantil, acessibilidade para os estudantes com deficiência, além de questões relacionadas à saúde dos servidores e à infraestrutura do campus.

fala unifesspa iex 2De posse das demandas apresentadas pela comunidade, a Administração Superior se comprometeu em empreender o máximo de esforço institucional para atendar os pleitos, que em sua maioria esbarram em questões orçamentárias, de pessoal ou externas à universidade.

“Estamos enfrentado um momento difícil, por conta da pandemia, do nosso orçamento e da limitação de pessoal. Mas, estamos fazendo articulações com os atores políticos para conseguir a liberação de novas vagas e, também, orçamento de capital para construção de mais espaços físicos, a fim de que questões mínimas de funcionamento dos cursos sejam sanadas, em todas as nossas unidades”, declarou o reitor.

Ribeiro destacou, ainda, que sentir de perto os problemas vivenciados pelos Institutos fora da sede é um exercício que a Administração Superior tem que fazer sempre, e defendeu a ideia de uma gestão itinerante. “Quero reforçar que estamos disponíveis por meio de nossos canais, e queremos vir mais vezes discutir soluções e parcerias em benefício da universidade. Continuaremos lutando e contamos com a ajuda de vocês para que consigamos melhorar todas as questões pontuadas”, finalizou.

A professora Natália Hilgert avaliou positivamente a realização desse espaço democrático de diálogo. “Agradecemos todo pessoal da administração superior pela oportunidade de nos ouvir de perto e por sempre estar disponível para nos ajudar”. Já o estudante Arcanjo, afirmou que “a vinda do reitor aqui só fortalece e beneficia em todas as áreas nosso instituto”.

Agenda de reuniões

O reitor da Unifesspa e integrantes da Administração Superior realizaram extensa agenda de reuniões com autoridades locais de São Félix do Xingu e membros da comunidade universitária. Na quarta-feira, dia 14 de julho, Reitoria e a Direção do IEX tiveram as primeiras conversas com coordenadores de cursos do Instituto.

reunião prefeito sfxJá na manhã desta quinta-feira (15), a comitiva da Unifesspa foi recebida pelo prefeito João Cleber Torres. Durante a reunião, foram discutidas parcerias que visam fortalecer a presença da universidade na região. Na sequência, o encontro foi com os vereadores da cidade. Além de ser apresentada a equipe de gestão da Universidade, os representantes dialogaram sobre a necessidade de apoio mútuo entre as instituições.

À tarde, o grupo recebeu e acompanhou a visita da vereadora Gersica Magalhães às instalações do novo prédio do IEX. A agenda do dia foi finalizada com a realização "Fala Unifesspa". Nesta sexta-feira (16), o reitor participa da cerimônia de colação de grau de formandos do Instituto.