Unifesspa compra quase 10 mil livros para cursos de graduação e pós-graduação

• Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2015, 16h56
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Foram comprados 9.828 exemplares de livros nacionais e importados para atender as necessidades das bibliotecas da Unifesspa localizadas em Marabá e dos campus fora de sede. No total, foram investidos R$ 502.935,31 (Quinhentos e dois mil, novecentos e trinta e cinco reais e trinta e um centavos), com recursos próprios da instituição.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) comprou 9.828 (nove mil, oitocentos e vinte e oito) exemplares de livros nacionais e estrangeiros, de diversos títulos, autores e editoras, para atender as necessidades das bibliotecas setoriais da Unifesspa, localizadas em Marabá, especialmente os novos cursos recém-implantados; e os cursos fora da sede, localizados em Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Xinguara.
      Os livros, nos quais foram investidos R$ 502.935,31 (Quinhentos e dois mil, novecentos e trinta e cinco reais e trinta e um centavos), com recursos próprios da instituição, chegaram em lotes, separados, desde o final do ano passado ao Almoxarifado da instituição, sendo conferidos, e de lá distribuídos aos Campus que têm bibliotecas próprias, onde receberam catalogação e se encontram a disposição da comunidade acadêmica.
      Estão divididos em duas categorias: são 8.973 exemplares de livros nacionais e 855 exemplares de livros estrangeiros, para atender todos os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela instituição. Ao todo são diferentes 885 títulos, autores e editoras de diversas áreas do saber.
      Segundo Marcelo da Silva Gomes, coordenador geral do Sistema de Bibliotecas (SIBI/Unifesspa), são sete as especificações adotadas no trâmite do livro até chegar às mãos da comunidade acadêmica: Seleção (escolha das obras a serem processadas prioritariamente); Classificação (agrupamento das obras por área de conhecimento, mediante a adoção da Classificação Decimal de Dewey e da tabela Cutter-Sanborn); Catalogação (processo de análise, compreensão e descrição dos elementos essenciais da obra); Indexação (processo desenvolvido em três etapas com análise e definição do conteúdo; identificação e seleção dos conceitos representativos do conteúdo e representação dos conceitos em termos autorizados – vocabulário controlado); Alimentação da base nos padrões do formato Machine Readable Cataloging 21, o MARC 21; Carimbagem, etiquetagem, e colagem de bolso e fichas de autoria e data; e Alocação na estante, a última etapa, quando o livro fica disponível para o usuário.
      Os livros escolhidos tiveram como critérios a necessidade dos cursos avaliados pelo Ministério da Educação (MEC), cursos recém-criados na Unifesspa; uso constante pela comunidade acadêmica; áreas deficitárias; solicitações de usuários e unidades acadêmicas, informou Marcelo Gomes.
      A aquisição de exemplares de livros para o acervo bibliográfico foi definida pela Administração Geral da Unifesspa e aconteceu pela modalidade de menor preço. Para isso, o setor responsável pelas compras da Unifesspa aderiu à Ata de Registro de Preços da UFPA (Universidade Federal do Pará), que havia feito aquisição de livros, com os menores preços praticados pelo mercado livreiro, agilizando, em outra ponta, o processo de aquisição dos livros.
      A UFPA já havia feito Pregão Eletrônico para contratação de livraria ou distribuidora especializada no fornecimento de livros nacionais e estrangeiros, utilizando como um dos critérios, o maior desconto por lote, entre os concorrentes do mercado nacional e internacional, para abastecer, com livros, as suas bibliotecas setoriais e os campus fora de sede.
A empresa vencedora da licitação da UFPA e por extensão da Unifesspa foi a M.A. Pontes Editores e Distribuidores de Livros e Informações, de São Paulo. Ela forneceu a Unifesspa 8.973 exemplares de livros nacionais vendidos por R$ 412.075,76 e 855 livros importados, vendidos a R$ 90.859,55.
      Conferência dos livros e à disposição dos alunos
      Equipes da PROEG (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação) e da Biblioteca Josineide da Silva Tavares, do Campus 1, conferiram os lotes com os exemplares dos livros chegados ao Almoxarifado Central da Unifesspa. A informação é de Luciene Neres Gomes, da Divisão de Almoxarifado e Patrimônio – DIAP, órgão ligado a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (PROADI).
Os campus de Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Rondon do Pará e Xinguara receberam os livros e já se encontram a disposição dos alunos.
      Confira a relação de novos livros já disponíveis para os usuários

Lista disponíveis para os usuários