Dia 12 de maio: Inclusão educacional é tema de live do programa #UnifesspaOnline

• Publicado: Segunda, 10 de Mai de 2021, 14h53
  • Última atualização em Segunda, 10 de Mai de 2021, 15h50

Cartaz 1O programa #UnifesspaOnline 2021, em parceria com o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia), vai realizar uma live sobre Metodologias para auxiliar a aprendizagem de discentes com deficiência. O evento ocorrerá no dia 12 de maio, às 14h, com transmissão pelo canal da Unifesspa no YouTube. Participará da live, como palestrante, a professora Dra. em Educação, Márcia Denise Pletsch, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A mediação do encontro será feita pela profa. Lucélia Cavalcante.

A live é uma ação de formação continuada sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência na educação superior, que objetiva discutir aspectos conceituais sobre as relações de ensino, acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência, o sistema de apoios e recursos de acessibilidade adotados para a participação dos estudantes nas atividades pedagógicas na Educação Superior a partir de experiências sobre o tema.

Para a coordenadora da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente (CADD), Cleuzeni Santiago, “esse é um evento super importante para a comunidade acadêmica da Unifesspa, uma vez que a discussão sobre a inclusão educacional é primordial no contexto da universidade que tem buscado ser inclusiva, implementando políticas de acesso e permanência. Além disso, a abordagem desse tema, atenderá a uma necessidade formativa recorrentemente apontada pelos docentes no levantamento do Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) da Unifesspa”.

A inscrição no evento deverá ser realizada pelo SIGEventos, no evento associado ao #UnifesspaOnline 2021, intitulado “Metodologias para auxiliar a aprendizagem de discentes com deficiência” até o dia 11 de maio de 2021. Tem como público-alvo toda a comunidade acadêmica da Unifesspa (docentes, discentes e técnicos administrativos educacionais) e demais interessados (as). Para mais informações, enviar e-mail à coordenação do programa, através do endereço eletrônico:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Minicurrículo da palestrante

Atuante na área da Educação Especial e Inclusão, Pletsch é coordenadora do Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional -ObEE/UFRRJ. É integrante da comissão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, editora chefe da Revista Brasileira de Educação Especial; fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial da Baixada Fluminense/RJ, e integrante da Comissão Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped).

É pesquisadora e orientadora dos seguintes temas: educação especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial.