Pesquisadores do Instituto de Estudos do Xingu publicam obra sobre práticas socioculturais na Amazônia

• Publicado: Sexta, 30 de Abril de 2021, 14h59
  • Última atualização em Terça, 04 de Mai de 2021, 15h39

Capa do LivroOs professores Divino Cunha e José Nazareno, do Instituto de Estudos do Xingu (IEX/Unifesspa), juntamente com a professora Maria Adriana de Leite, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), lançam o livro “Práticas Sócio Culturais da Amazônia”, uma miscelânea de relatos de experiências educacionais vivenciadas na Amazônia.

Muito além do que meramente descritivos, os relatos realizam importantes reflexões sobre os contextos em que foram realizados, os quais acabam por retratar o mosaico sociocultural que a Amazônia é, ressaltando as particularidades e desafios do ensino nessa região do Brasil.

As temáticas abordadas no livro convidam o leitor a colocar em evidência os diferentes povos que habitam a região amazônica e instigam o debate que estes povos não vivem isolados no tempo e no espaço, que são agentes mediadores de seus saberes e e da produção de seus conhecimentos

A ideia de publicar o livro surgiu a partir do desejo dos organizadores em compilar, numa única coletânea, práticas socioculturais que permeiam o ambiente da Amazônia. “Partimos da reflexão em que observamos diversas práticas realizadas por pesquisadores e colegas que haviam um alcance limitado, encerrando-se nas próprias atividades de práticas e ações sem uma ampla divulgação científica com a comunidade acadêmica”, explica Divino Cunha.

Ainda segundo o professor, “a obra constitui-se como um local de consulta de multiplicidades de ações e possibilidades de inspiração para transformação do ambiente e construção de uma educação coletiva, participativa, dinâmica e interdisciplinar”.

Composto por 166 páginas, o livro pode ser adquirido no formato de e-book ou no formato impresso na plataforma da editora CRV, no seguinte endereço eletrônico: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/35755-praticas-socioculturais-na-amazonia