Núcleo de Cartografia Social apresenta novos Boletins Informativos e Mapa Situacional dos povos e comunidades tradicionais da região

• Publicado: Quinta, 29 de Abril de 2021, 10h13
  • Última atualização em Sexta, 30 de Abril de 2021, 09h48

Apresentação Boletim capa JPEGO Laboratório e Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia Social do Sul e Sudeste do Pará apresenta à sociedade os novos Boletim Informativo e Mapa Situacional, produzidos a partir de ações realizadas na região junto a diferentes grupos sociais e povos e comunidades tradicionais. Acesse:

Boletim n. 6 - Trabalhadores da Agricultura Familiar: Acampados oprimidos pela mineração em Canaã dos Carajás

Boletim n. 7 - Pescadores e Ribeirinhos Sudeste do Pará

A divulgação desses produtos visa promover a apropriação do conteúdo final por parte dos entes envolvidos e pela sociedade, assim como estabelecer momentos de discussão, socialização e acolhimento de demandas, que permitam o suporte para o reconhecimento e visibilidade dessas experiências e mobilizações. A entrega e compartilhamento desses informativos tem sido feita de forma virtual, devido à pandemia da Covid-19.

Os materiais foram desenvolvidos no âmbito do subprojeto “Cartografia Social Sul e Sudeste Paraense Povos e Comunidades Tradicionais: impactos da mineração e projetos de infraestrutura no sul e sudeste do Pará” e do projeto “Estratégias de Desenvolvimento, Mineração e Desigualdades: Cartografia social dos conflitos que atingem Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia e no Cerrado”. Além disso, fazem parte da proposta de cartografia social que estuda a relação entre os povos e comunidades tradicionais e impactos da mineração e projetos de infraestrutura no sul e sudeste do Pará.

Essas ações foram executadas por meio do Programa de Pós-graduação em Cartografia Social e Política da Amazônia (UEMA) e, na região sul e sudeste do Pará, a partir do Laboratório e Grupo de Pesquisa e de articulações de professores, pesquisadores e faculdades, entre outros apoios e parcerias de entidades e grupos locais.

Mais sobre o Laboratório

As atividades do Laboratório e Grupo de Pesquisa Núcleo de Cartografia do Sul e Sudeste do Pará consistem em ações de pesquisa e extensão com foco na cartografia de situações socioambientais, culturais, políticas e identitárias. De caráter interinstitucional e liderado por professoras da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e Universidade Federal do Pará, agrega pesquisadores de diferentes instituições e formações em torno das linhas de pesquisa.

As reflexões acerca da realidade amazônica se dão a partir do Sul e Sudeste do Pará, na interseção dos estados do Pará, Maranhão e Tocantins. Pois estas consubstanciam áreas de referência e de privilegiada dinâmica social de interesse para análises e autocartografia, em diálogos de conhecimentos, contextos e agentes sociais.

O grupo está vinculado as ações no âmbito do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia qual desde 2006 têm-se produzido debates, exposições, pesquisas, trabalhos acadêmicos e as publicações sobre a região. São fascículos, livros, artigos, boletim informativo, mapas e vídeos documentários.