Unifesspa e UFNT firmam acordo de cooperação técnica para ações de pesquisa e extensão na área de agroecologia

• Publicado: Segunda, 12 de Abril de 2021, 18h19
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 10h17

comida quintal 2A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) celebraram, no início deste mês, um acordo de cooperação técnica visando a implementação de ações conjuntas, de interesse mútuo, na extensão e pesquisa. Esse é o primeiro acordo desta natureza firmado pela UFNT, instituição recém-criada e em fase de implantação.

Com duração de três anos, o convênio prevê o desenvolvimento de ações relacionadas, principalmente, à agroecologia e sistemas agroalimentares. A base dessa cooperação surgiu com o projeto “Comida de quintal: interações agroecológicas, intercâmbio de saberes e inovação tecnológica fomentando a soberania alimentar em quintais produtivos”, desenvolvido por pesquisadores da UFNT na cidade de Araguaína.

A partir dos dados e pesquisas realizadas pelo projeto, a proposta é construir e publicar um aplicativo para concretizar, estimular e potencializar uma rede solidária de interação digital entre agricultores urbanos e periurbanos nos quintais produtivos, por meio de troca de informações e insumos. O aplicativo está sendo desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Computação Científica (LCC) da Unifesspa.

É também objetivo do acordo, realizar um mapeamento das práticas produtivas nos quintais, o que possibilitará conhecer a dinâmica da produção de agricultura urbana e periurbana dos municípios. Além disso, produzir referencial teórico e prático que subsidie a criação de Bancos de Comida de Quintal nos municípios, e criar pelo menos dois Bancos de Comida de Quintal nos municípios de Marabá (PA), Canaã dos Carajás (PA) e Araguaína (TO), municípios de atuação das instituições parceiras.

A iniciativa envolve uma equipe interdisciplinar de professores do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), Instituto de Ciências humanas (ICH) e Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Unifesspa, além de professores dos cursos de História e Geografia da UFNT.

“A partir da assinatura desse convênio, vamos nos reunir para construir ações e eventos coletivos, com a troca de experiências entre os dois Núcleos de Agroecologia da Unifesspa e UFNT. Também queremos organizar e operacionalizar, o mais breve possível, o banco de alimentos, tendo em vista, principalmente, o atual cenário de fome e as dificuldades para garantia de alimentos da população”, afirma o professor Diego Macedo, coordenador do projeto.