DCE inicia 2ª etapa da campanha solidária de arrecadação de alimentos para estudantes em dificuldade financeira

• Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 15h18
  • Última atualização em Sexta, 09 de Abril de 2021, 10h14

Campanha dceHá pouco mais de um ano, com a decretação da pandemia de Covid-19 pela Organização Mundial da Saúde, o mundo precisou se adaptar e a viver uma nova e desafiadora realidade: a do isolamento social. Com isso, por medida de segurança e prevenção, muitos tiveram que trabalhar de casa e as aulas presenciais, em escolas e universidades, também foram suspensas.

Com o agravamento do número de casos e mortes nos últimos meses, o colapso no sistema de saúde em todo o país e o ritmo lento de vacinação, o isolamento ainda continua sendo uma das alternativas mais recomendadas para conter a pandemia.

Além de sérios problemas relacionados à saúde pública, a Covid-19 também é cruel para a economia, ao retirar empregos, diminuir o poder de compra das pessoas, aumentar as desigualdades sociais e causar incertezas sobre o futuro cenário econômico mundial.

Sem a comum circulação de pessoas e com o fechamento temporário ou definitivo de estabelecimentos comerciais e públicos, o isolamento social tem agravado a situação financeira de trabalhadores e também de quem ainda luta para ter uma profissão, a exemplo dos estudantes universitários que, na Unifesspa, estão desde de março de 2020 estudando de casa.

Mesmo com o pagamento de bolsas e auxílios aos estudantes pela Unifesspa, que visam assegurar a permanência destes na universidade, além de estimular a participação em projetos de pesquisa e extensão, muitos alunos acabaram perdendo fontes alternativas de renda, que ajudavam no orçamento no final do mês. Eles vendiam, por exemplo, pequenos produtos, como lanches, doces e artesanato na faculdade ou, ainda, realizavam alguns "bicos” para ter algum acréscimo na renda.

Pensando nessa situação, o Diretório Central dos Estudantes José Ribamar (DCE JR) deu início à segunda etapa da campanha solidária: "Nossas vidas valem mais que o lucro: Todos juntos". O objetivo é arrecadar contribuições para aquisição e distribuição de cestas básicas a estudantes da Unifesspa que estejam em dificuldades socioeconômicas, afetados pela pandemia de Covid-19.

O DCE acredita que a organização em coletivo e a força da solidariedade podem amenizar essa situação. O principal público-alvo desta ação são os alunos que desempenhavam alguma atividade dentro da universidade ou recebiam auxílio e agora não tem dinheiro para se manter. “A segunda ação distribuirá cestas básicas aos estudantes que estão passando por dificuldades e procuraremos também atender demandas específicas fundamentais em suas vidas. Desta vez, nossa meta é distribuir 100 cestas básicas aos estudantes”, explica a estudante Kayla Paiano, uma das organizadoras da campanha.

Para levantar a demanda dos estudantes que precisam receber a ajuda e, também, para verificar a disponibilidade de voluntários para ajudar no processo de logística das distribuições e da campanha, foi disponibilizado um formulário eletrônico, que pode ser acessado aqui: https://forms.gle/HjoHPWHMSG8Xd2CM7. De acordo com a organização da campanha, as doações financeiras para a compra das cestas básicas devem ser depositadas nas contas:

Caixa

Agência: 3591

Conta Poupança: 31104-3

Operação: 013

Franco Farias Almeida

Nubank

Agência: 0001

Conta: 6563137-8

Kayla Lorrane Nascimento Paiano

(CPF E Pix: 035.960.252-57)

Agência: 4450-4