Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Oficina institucional de formação vai debater planejamento e plano de ensino para docentes

  • Publicado: Quinta, 08 de Abril de 2021, 14h45
  • Última atualização em Quarta, 14 de Abril de 2021, 12h22
  • Acessos: 1181

oficina planejamento docenteNos próximos dias 13 e 14 de abril, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Unifesspa, por meio da Coordenadoria de Acompanhamento Docente e Discente e Divisão de Formação Docente e Apoio ao Discente, realiza a Oficina Institucional de Formação Docente "Plano de Ensino". Faça sua inscrição aqui

Prevista para ser realizada remotamente, por meio da plataforma Zoom, a oficina tem como público-alvo docentes que ingressaram na Unifesspa nos anos de 2020/2021 e demais interessados (docentes, coordenadores de assuntos acadêmicos e pedagógicos, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais). 

Entre os objetivos da capacitação, estão debater a importância do planejamento, do plano de ensino e de documentos subsidiadores de sua elaboração. Além disso, será discutido o instrumento de elaboração do Plano de Ensino do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas da Unifesspa (SIGAA), à luz de materiais orientativos da instituição e do MEC.

Serão tópicos abordados na oficina: elementos que compõem o Plano de Ensino (ementa, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e materiais didáticos, avaliação, bibliografias, cronograma de aulas); articulação do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) com o Regulamento de Ensino de Graduação e outros documentos orientadores de sua elaboração.

Confira a programação:

Primeiro momento (13/04/2021)

1-   Apresentação do grupo: cada participante diz seu nome, formação, função/cargo, tempo de atuação na instituição.

2-   Levantamento de expectativas em relação à oficina (utilizando a plataforma Mentimeter – menti.com).

3-   Apresentação da oficina, dos objetivos e da ementa (Slides).

4-   Conversação didática sobre a importância do Planejamento e do Plano de Ensino (Questões do slides).

5-    Atividade em grupos: discussão a respeito da elaboração do plano de ensino, de documentos que subsidiam essa elaboração e sobre avaliação. Síntese dos grupos.

6-   Síntese da mediação: articulação da síntese dos grupos com orientações/informações dos dispositivos/documentos oficiais.                                                                                                                                              

Segundo momento (14/04/2021)

1- Apresentação e apreciação do instrumento orientador para elaboração do Plano de Ensino/Unifesspa (apresentação de cada item do instrumento – ementa, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos e materiais didáticos, avaliação, bibliografias, cronograma de aulas – fazendo articulação/análise com o Plano de Ensino da disciplina Cálculo e Geometria Analítica II, com o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia Química, com o Regulamento de Ensino de Graduação, Regimento Geral da UFPA).

2- Realização da avaliação da oficina: formulário do Google Forms. 

Fim do conteúdo da página