Habilitação Institucional dos candidatos selecionados no SiSU 2021 será realizada pela internet

• Publicado: Quarta, 31 de Março de 2021, 14h48
  • Última atualização em Quarta, 31 de Março de 2021, 15h42

unifesspa unidade IIIO Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) da Unifesspa divulgou, nesta terça-feira (30), o edital com informações sobre os procedimentos e etapas para a habilitação institucional dos candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021, para ingresso nos cursos de graduação da Instituição.

Este ano, a habilitação dos aprovados ocorrerá de forma distinta aos dos anos anteriores, devido ao atual quadro de pandemia, a suspensão de atividades presenciais na Unifesspa e em atendimento ao protocolo de biossegurança adotado pela Instituição.

De acordo com o documento publicado pelo CRCA, todo o processo de habilitação será realizado de forma remota, por meio do preenchimento de formulários e envio de documentação pela internet.

A habilitação é o que garante a ocupação da vaga pelo candidato classificado. Por isso, é importante que os estudantes leiam o edital com muita atenção, observem os documentos comprovatórios necessários para cada modalidade de ingresso para a entrega da documentação no prazo determinado.

Ainda de acordo com o edital, os candidatos classificados deverão acessar o Cadastro Online de Calouros (COC), no endereço eletrônico https://coc.unifesspa.edu.br, preencher o Cadastro Acadêmico e enviar os documentos necessários à efetivação do vínculo institucional, a fim de tornarem-se aptos à matrícula. O cronograma com os prazos para a habilitação será publicado nos Editais de Convocação, no endereço eletrônico: https://crca.unifesspa.edu.br.

Destaque habilitacao sisuSegundo, o CRCA é obrigatório o preenchimento do Cadastro Online de Calouros e fazer upload da documentação obrigatória no ato da habilitação, sendo vedada a entrega ou complementação posterior de documentos, salvo no prazo de recursos. Os documentos deverão ser digitalizados de maneira legível e no formato PDF.

Documentos

São documentos comuns a todos os candidatos: cadastro acadêmico on-line, cédula de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, histórico e Certificado de Conclusão do Ensino Médio, quitação militar para candidatos do sexo masculino.

Já os ingressantes por cotas ou ações afirmativas devem apresentar a documentação exigida para comprovar sua modalidade de ingresso, conforme cada caso. É importante ressaltar que apenas o RG é aceito como documento de identificação, não podendo ser substituído por CNH ou passaporte.

Outra novidade é que este ano, pela primeira vez, a Unifesspa realizará bancas de heteroidentificação para os candidatos que concorrerem às vagas destinadas às cotas étnico-raciais, seguindo o disposto na Portaria N. 1177/2020 da Reitoria. O procedimento de heteroidentificação acontecerá por meio da avaliação dos arquivos enviados (fotos e vídeo) e da validação da autodeclaração de cada candidato. Também poderá haver entrevistas. Para candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) será considerado apenas o critério fenotípico. Para candidatos autodeclarados indígenas haverá a declaração de pertencimento.

Sisu 2021 na Unifesspa

Como nos anos anteriores, em 2021, a Unifesspa utilizará o Sistema de Seleção Unificada, o SiSU. A base da seleção são as notas obtidas pelos candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) referente a 2020. Veja o edital da Unifesspa aqui.

Este ano, a Unifesspa oferta 1.435 vagas, distribuídas entre os seus 42 cursos de graduação. Além da sede, em Marabá, a Instituição tem campi nas cidades de Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara, com cursos bem avaliados em todas as áreas do conhecimento.

destaque quimicaDe acordo com o Ministério da Educação (MEC), as inscrições na plataforma do SiSU 2021 vão do dia 6 ao dia 9 de abril de 2021. O resultado está previsto para o dia 13 do mesmo mês.

No ato da inscrição no site do SiSU, o candidato pode escolher até duas opções de vaga, indicando a ordem de preferência. Estão aptos a concorrer a uma vaga na Unifesspa quem tiver obtido nota acima de zero nas 4 áreas do Conhecimento do Enem e mínimo de 400 pontos em Redação. Pelo calendário acadêmico, os ingressantes nesta seleção, a depender da oferta do curso, começam as aulas no mês de setembro de 2021.

*As informações contidas nesta reportagem não substituem ou alteram o disposto no edital do CRCA