III Encontro do Parfor Unifesspa debate a formação de professores em tempos adversos

• Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 15h06
  • Última atualização em Terça, 06 de Abril de 2021, 17h45

encontro parforCom o tema “Formação de professores em tempos adversos: pandemia e viabilidades”, o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) da Unifesspa realizou, no último dia 3 de março de 2021, o “III Encontro de Professores do Parfor/Unifesspa”.

Neste ano, o encontro aconteceu de forma virtual, devido as condições sanitárias nesse período da pandemia de coronavírus. Com palestras, minicursos, oficinas e roda de conversas, o objetivo foi refletir sobre experiências de formação de professores da Educação Básica durante a pandemia da Covid-19, bem como avaliar os desafios e as possibilidades do ensino remoto nesse contexto.

A realização do encontro marca a finalização da etapa Parfor/Unifessoa, cujo período de aulas remotas ocorreu de 4 de janeiro a 6 de março deste ano. O evento contou com a participação de professores formadores, discentes, coordenadores locais, coordenação de curso, coordenação institucional e gestão superior.

Participaram, ainda, interessados em refletir sobre a educação e a formação de professores no contexto de pandemia. Os estudantes do Parfor se empenharam para a participarem no evento, com os recursos tecnológicos que têm acesso, como celulares e computadores.

A programação contou com a palestra “Ensino remoto e a formação de professores em serviço no contexto de pandemia”, proferida pela Profa. Dra. Josenilda da Silva, da UFPA. Ela fez um panorama sobre a prática formativa no cenário atual. “Estamos no dilema de como assegurar o direito à saúde e à vida, sem colocar em risco outros direitos, como à educação, à formação docente como uma ação pública, de responsabilidade pública”, pontuou a palestrante. Assista a palestra aqui

estudante parfor 2A vice-reitora da Unifesspa, Profa. Dra. Lucélia Cavalcante, avaliou como necessário esse espaço de diálogo. “Esse é um evento importante, em que nós e vocês em formação, estamos passando por um momento histórico. A palavra ‘adverso’ contempla esse momento que vivemos e traz possibilidades de reflexão”, disse.

Para o pró-reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Denilson Costa, “o Parfor é um programa muito importante. Com a pandemia potencializou as dificuldades. Me solidarizo e parabenizo a equipe que tem trabalhado em prol da formação dos professores”.

O Coordenador Institucional do Parfor/Unifesspa, Prof. Dr. José Sávio Bicho de Oliveira, destacou que “a programação do evento foi pensada para que a gente pudesse refletir, mas também dialogar e pensar nas possibilidades desse processo formativo. A proposta da realização do evento é que seja um momento oportuno para dialogar com os sujeitos que fazem parte desse processo formativo”.

“Temos uma política nacional desencontrada. Infelizmente no nosso país não estamos nada bem e as perspectivas de finalização desse período difícil [pandêmico] não são muito boas. Queria chamar atenção para esse contexto social e político de saúde que afeta também o processo de educação”, avaliou a Coordenadora do Curso de Pedagogia/Parfor, a Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues.

Já o discente do Parfor/Unifesspa, Antônio Paiva Santos, destacou que “a realização das atividades remotas vai muito da responsabilidade do discente. A minha escola aqui no meu acampamento [do MST] precisa de gente qualificada, e eu preciso me qualificar”.

aluno parforO evento foi encerrado com um momento de avaliação da etapa por meio do ensino remoto, intitulado “Reflexões sobre o ensino remoto na formação de professores: vozes, escutas e diálogos”, sob mediação da Profa. Dra. Lúcia Cavalcante, Diretora de Ensino (Unifesspa/Proeg).

A escuta e diálogo com discentes, professores e gestores teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da etapa e subsidiar o planejamento da próxima etapa que ocorrerá em julho e agosto de 2021, que já está sendo planejada pela Coordenação Institucional e Coordenação do Curso de Pedagogia/Parfor.

*Com informações da Coordenação do Parfor Unifesspa