ALUNOS DO CURSO DE SAÚDE COLETIVA DA UNIFESSPA APRESENTARAM TRABALHOS NO 14º CONGRESSO PAULISTA DE SAÚDE PÚBLICA

• Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 11h26
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Alunos do curso de Saúde Coletiva apresentaram trabalhos no 14º Congresso Paulista de Saúde Pública, que aconteceu no período de 26 a 30 de setembro, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), no Estado de São Paulo.

Com o tema “Saúde e Poder: reconectando cidadãos e trabalhadores ao SUS”, o evento foi realizado pela Associação Paulista de Saúde Pública (APSP), e teve três eixos de debate ao longo do congresso: 1. Desmercantilizar o SUS; 2. Produzir Coletivos e Co-Gestão; e 3. Reinventar o Trabalho em Saúde.

Orientados pelas professoras Alessandra Chaves e Samantha Hasegawa, os estudantes Álvaro da Silva e Eric Figueiredo apresentaram trabalhos referentes ao relato de experiência no programa de Monitoria de Nivelamento.monitores banners

O aluno Álvaro da Silva que apresentou o trabalho “Monitoria de Nivelamento: uma experiência no Curso de Saúde Coletiva”, destacou que a experiência como monitor despertou o interesse pelo ensinar e, principalmente, a vontade de aprender cada vez mais, fazendo-o ter um outro olhar até mesmo dentro de sala de aula. Álvaro frisou ainda que é de extrema importância ter o apoio da Universidade para a participação dos discentes em congressos e conferências, pois só assim é possível representar a Unifesspa nos eventos nacionais.

Para o aluno Eric Figueiredo, que apresentou o trabalho “Relato de experiência: a importância da Monitoria de Nivelamento em português instrumental para os cursos de ciências da saúde e biológicas”, foi muito importante a participação no congresso pela oportunidade de apresentar o trabalho, mostrando a sua experiência e  vivência para pessoas de outros lugares, com outros olhares, além de permitir a troca de conhecimento com essas pessoas (alunos, professores e militantes reunidos em prol da saúde pública no Brasil). Eric completa ainda que trouxe de volta na bagagem muitos livros e conhecimento para compartilhar na Unifesspa e em sua comunidade.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar da discussão do eixo temático “Trabalho, Formação e Educação”, que abordou a temas como: educação continuada e permanente, informática aplicada à saúde e novos métodos pedagógicos de ensino.

Dentre as renomadas personalidades da Saúde Pública do país, estiveram presente os professores Gastão Wagner Souza Campos (Presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva - ABRASCO), e os Professores José Ruben de Alcântara Bonfim e Silvia Helena Bastos de Paula, organizadores do livro “Memórias e História da Atenção Básica do Estado de São Paulo”, que gentilmente doaram exemplares para a biblioteca da Unifesspa.

discussao tematica