Em pronunciamento ao vivo, reitoria se solidariza pelas vítimas da Covid-19 e defende a ciência e a vacina no combate à pandemia

• Publicado: Sexta, 19 de Março de 2021, 16h05
  • Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 16h32

pronunciamento luceliaEm pronunciamento realizado na manhã desta sexta-feira (19), o reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), prof. Dr. Francisco Ribeiro, e a vice-reitora, profa. Dra. Lucélia Cavalcante, falaram à comunidade sobre um ano de atividades remotas na instituição.

O pronunciamento foi transmitido, ao vivo, pelo Youtube e contou com a participação da responsável pela assessoria de comunicação, profa. Janine Bargas, e da intérprete de Libras do Naia, Andreza Reuter. Clique aqui e assista na íntegra.

Em seu discurso, a vice-reitora se solidarizou diante das dores, mortes, casos e sequelas provocadas pela Covid-19, e lamentou "profundamente esse cenário pelo qual estamos passando". Lucélia falou sobre as ações e adequações que a Instituição precisou realizar para se manter viva frente a tantos desafios e incertezas, a exemplo da implantação do Período Letivo Emergencial (PLE). Lembrou, ainda, das lacunas na inclusão digital, mas também das alternativas adotadas para amenizar essas desigualdades.

"Sabemos que o que estamos vivendo não é o ideal e nem esperamos que seja. Continuaremos buscando formas de promover a inclusão nos mais diversos níveis, de nos aperfeiçoarmos onde falhamos e continuarmos onde estamos indo bem. E, nesse sentido, não abrimos mão do ensino presencial e esperamos firmemente que as atividades remotas sejam exceção e não a regra", declarou.

O reitor também iniciou sua fala prestando solidariedade a todos aqueles que sofreram alguma perda ou ainda estão sofrendo por conta da COVID-19 e de suas consequências. Ribeiro lamentou o crescente número de óbitos e casos da doença, que chega ao seu pior estágio até agora. Além disso, o reitor agradeceu o empenho dos servidores e alunos da instituição nesse longo período de atividades remotas.

"É tudo atípico. Acertamos, erramos, mas seguimos. Estamos firmes como universidade, buscando adequar as nossas realidades ao momento. Por isso, mais uma vez, me dirijo a vocês para pedir que, mesmo diante das dificuldades, nós continuemos em nossas atividades, mantendo a Unifesspa viva, cumprindo seu papel de mudar vidas na nossa região. Vamos continuar com todos os cuidados: não façam aglomerações, usem máscara, fiquem em casa, se puderem. Essa é a forma mais garantida de nos mantermos com saúde", frisou Ribeiro.

pronunciamento O reitor lamentou, ainda, os cortes nos orçamentos das instituições federais de ensino, no momento em que elas deveriam receber investimentos e contribuir para que tratamentos, vacinas e outras formas de combater a COVID-19 fossem realizados no país. Contudo, mesmo diante dessas dificuldades, Ribeiro destacou que a Instituição continua a promover a produção de conhecimento científico, e a mostrar que a ciência pode salvar vidas e está salvando.

"Estamos à disposição e prontos para colaborar com a sociedade brasileira no combate ao coronavírus. Não negamos a gravidade desta crise e reforçamos nosso compromisso em superá-la. Mais uma vez, lamento pelas dores de todos nós e me solidarizo. Também convido que sigamos, na esperança de que a vacina chegue para todas e todos e que a gente possa voltar em breve ao verdadeiro normal”, finalizou.

Histórico - Há exatamente um ano, no dia 19 de março de 2020, após avaliação do Comitê de Acompanhamento da Covid-19, a Unifesspa precisou suspender as atividades presenciais como forma de preservar a saúde de seus estudantes, técnicos, professores e colaboradores terceirizados, contribuindo socialmente para evitar a proliferação do vírus.

Desde então, servidores desempenham suas atividades remotamente, superando desafios dessa nova modalidade de trabalho e garantindo o bom andamento dos processos, obras e serviços na Instituição.  Também foi aprovada a oferta de ensino remoto como alternativa para diminuir os prejuízos causados aos alunos pelo longo tempo fora das salas de aula.