Comitê Científico registra aumento do risco de morte pela COVID-19 nos municípios onde há campi e atualiza informativo sobre a doença

• Publicado: Quarta, 17 de Março de 2021, 11h22
  • Última atualização em Sexta, 19 de Março de 2021, 12h07

informativo covidEm seu décimo informativo semanal de 2021, que corresponde ao registro de dados da décima semana epidemiológica do ano, de 7 a 13 de março, o Comitê Científico de Monitoramento da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) traz dados preocupantes sobre o cenário atual da pandemia nas cidades onde há campi da Universidade.

Em Marabá, Rondon do Pará, São Félix do Xingu e Xinguara apresentam alta nos dados de mortes por COVID-19. Santana do Araguaia foi o único município que completou a semana sem registrar nenhuma morte. As altas taxas nas cidades mostram que elas seguem o ritmo das taxas de mortes que estão sendo registradas em outros estados do país. Além dos dados da semana, o Comitê apresentou em novo formato o informativo semanal sobre a COVID-19 para incluir também os registros sobre a vacinação

De acordo com o Analista de Levantamento e Sistematização de Dados do Comitê, professor Victor Oliveira, do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), ter informações sobre a imunização contribui para a tomada de decisões diante da pandemia. “O acompanhamento do ritmo da vacinação em nossa região decorre da sua pertinência para o enfrentamento a pandemia. Países como Israel e Estados Unidos, com interessantes índices de vacinação, estão acompanhando a diminuição no número de casos e óbitos pela COVID-19. Logo, estratégias de flexibilização do isolamento social ou de pressão pelo lento ritmo da vacinação podem ser almejadas a partir da obtenção, sistematização e análise deste e outros dados”, destaca o pesquisador.

Em março, o estado do Pará recebeu o total de 67 mil doses da vacina CoronaVac, que é produzida pelo Instituto Butantan. Segundo o informativo semanal, todos os municípios já aplicaram pelo menos uma dose do imunizante. Porém, Santana do Araguaia conta com a menor taxa de vacinação entre os municípios analisados, tendo vacinado apenas 0,4% da sua população. Em contrapartida, os municípios de Marabá e Xinguara contam com o maior número de vacinados, com pelo menos uma dose da vacina já aplicada em pouco mais de 2% das suas populações.

O informativo alerta, ainda, que “é importante reforçar que o risco de morte está alto em todos os municípios mostrados e que a vacinação ainda não consegue desafogar o colapso que está ocorrendo no sistema de saúde de estados e municípios pelo Brasil”. Por isso, também reforça a todos que fiquem em casa, usem a máscara de forma correta e sempre higienize as mãos.

O Comitê Científico de Monitoramento é um dos três grupos que compõem a Comissão de Enfrentamento à Covid-19 (CEC) da Unifesspa, junto com o GT de Biossegurança e o Comitê de Acompanhamento.