Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sisu 2021: Tira-dúvidas sobre o processo seletivo, da inscrição ao resultado

  • Publicado: Quinta, 11 de Março de 2021, 17h46
  • Última atualização em Terça, 16 de Março de 2021, 15h37
  • Acessos: 6023

sisu 2021No próximo dia 6 de abril, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2021. A seleção é destinada aos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e desejam concorrer às vagas das universidades públicas em todo o país. 

Para quem irá tentar pela primeira vez é normal surgirem dúvidas sobre o processo. Pensando nisso, a Unifesspa preparou um tira-dúvidas com informações relativas ao processo de seleção via SiSU e o passo a passo, da inscrição aos resultados, para ajudar os estudantes neste momento tão importante para eles. Confira: 

1 – O que é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu)?

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). A maior parte das vagas nos cursos de graduação da Unifesspa é ofertada via SiSU.

2 – Quem pode participar?

Poderá realizar a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apenas o candidato que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem/2020), e que obteve nota na redação maior que 400 e não tenha zerado nas demais área do conhecimento e nem participado na condição de treineiro.

3 - Onde se inscrever?

O MEC abrirá o prazo de inscrições entre os dias 06 e 09 de abril de 2021 no site sisu.mec.gov.br. O candidato deverá acessar o sistema com seu número de inscrição no Enem e sua senha. A publicação do resultado com os nomes dos candidatos(as) classificados(as) na Chamada Regular está prevista para 13 de abril de 2021, também pelo sisu.mec.gov.br.

4 - Em quantas opções de curso posso me inscrever?

Cada candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso/universidade. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar suas opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada. Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada curso, de acordo com suas notas no Enem.

5 - Como saber a nota mínima exigida para aquele curso?

O candidato deve atingir as notas mínimas exigidas em todas as provas – Redação, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. Além disso, ele também deve atingir a média mínima no Enem, calculada por meio de uma média ponderada, considerando todas as notas, bem como o peso de cada área.

6 – Como saber a nota de corte de cada curso?

A plataforma do Sisu disponibilizará ao candidato, em caráter exclusivamente informativo, a nota de corte para cada instituição participante, local de oferta, curso, turno e modalidade de concorrência, a qual será atualizada periodicamente conforme o processamento das inscrições efetuadas.

Vale lembrar que a Unifesspa não tem como saber, antecipadamente, a nota de corte de cada curso, porque isso depende das notas obtidas pelos candidatos inscritos. Além disso, a Universidade não tem acesso aos dados da plataforma Sisu e nem às notas dos candidatos, pois o sistema é totalmente gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC). A Instituição somente receberá a lista final com os candidatos aprovados no dia 13 de abril de 2021.

7 - Como saber se fui aprovado?

O resultado do Sisu poderá ser consultado no boletim do candidato, na página do Sisu. Além disso, a Unifesspa publicará e dará ampla divulgação à lista com os candidatos aprovados na chamada regular em suas plataformas digitais oficiais, logo após que o MEC enviar o resultado final para a Instituição.

Os candidatos selecionados devem observar o prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando, dessa forma, a ocupação da vaga. As datas de confirmação na Unifesspa ainda não foram definidas.

8 – Não fui selecionado na chamada regular. Ainda tenho chances?

Sim! O candidato deve acessar o sistema do SiSU durante o período especificado no cronograma e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Apenas o candidato não selecionado na chamada regular em nenhuma das suas duas opções de curso poderá participar da lista de espera. O candidato apto poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso escolhida em sua inscrição no Sisu.

Após a chamada única regular do processo seletivo, o Sisu disponibilizará às instituições participantes uma Lista de Espera a ser utilizada prioritariamente para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas.

Atenção! As vagas eventualmente não ocupadas ao fim da 1ª chamada serão preenchidas mediante utilização da lista de espera disponibilizada pelo SiSU 2021.1 e posterior consulta de manifestação de interesse, feita pela Unifesspa, por meio de edital próprio divulgado na página CRCA - Página inicial (unifesspa.edu.br).

9 - QUANDO OCORRERÁ A INSCRIÇÃO NA CHAMADA DA LISTA DE ESPERA? 

De 13 a 19 de abril de 2021, os (as) candidatos (as) não Classificados (as) na Chamada Regular, em nenhum dos dois cursos escolhidos no SiSU, poderão manifestar formalmente o interesse em concorrer à Lista de Espera, acessando o site sisu.mec.gov.br e seguindo as instruções.

 

Informações sobre a Unifesspa

 

10 - Quais são os cursos e vagas ofertados pela Unifesspa no Sisu 2021?  

A Unifesspa ofertará 1.435 vagas, distribuídas entre os seus 42 cursos de graduação, para os campi nas cidades de Marabá, Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. A consulta do quadro de vagas está disponível no Anexo 01 do Edital Unifesspa 01/2021, disponível aqui.

A previsão de ingresso relativas a essas vagas varia de acordo com cada curso, podendo ocorrer no primeiro ou segundo semestre do ano. Por isso, é importante ler atentamente o edital, para conhecer as vagas, quando será o ingresso e o turno de cada curso.

11 – Quando e como será a habilitação institucional dos calouros do Sisu Unifesspa 2021.1? 

Os classificados na Chamada Regular deverão fazer sua habilitação institucional entre os dias 14 a 19 de abril de 2021. A Unifesspa publicará edital informando os dias, horários e procedimentos para a confirmação de vaga. O edital de convocação será publicado no site CRCA - Página inicial (unifesspa.edu.br) e amplamente divulgado nas mídias sociais da Unifesspa.

12 – Quais documentos terei que apresentar?

A documentação necessária varia de acordo com a modalidade escolhida pelo o candidato no momento da inscrição. Para saber a documentação necessária, consultar o Edital Unifesspa 01/2021, disponível aqui

13 – Quando começa as aulas para quem ingressar pelo Sisu 2021.1?

Devido à pandemia, as aulas presenciais estão suspensas na Unifesspa, até que o cenário epidemiológico mude e haja condições de biossegurança para o retorno seguro de estudantes e servidores às atividades presenciais. 

Contudo, a previsão do início das aulas, no formato remoto, está prevista para 13/09/2021 a 18/12/2021 segundo o calendário acadêmico aprovado pelo Consepe, disponível aqui.

Ainda está com dúvidas?

Em caso de eventuais dúvidas não contempladas neste material, é possível consultar explicações no site do MEC: http://www.sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas. Se necessário, o candidato pode entrar em contato com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., caso necessite mais informações sobre o processo de habilitação institucional.

Fim do conteúdo da página