Unifesspa avança em processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos

• Publicado: Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 17h03
  • Última atualização em Quinta, 25 de Fevereiro de 2021, 17h07

image.pngA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) tem avançado com o processo de inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos (curricularização da extensão), conforme previsto na Resolução Nº 07 CNE/CES, de 18 de dezembro de 2018. O primeiro Grupo de Trabalho (GT) para implementação da Extensão na Matriz Curricular dos Cursos da Unifesspa foi constituído em julho de 2020, pela Portaria nº 1146/2020 da Reitoria.

A primeira formatação do grupo reunia servidores da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), tendo como um dos principais desafios a atualização da Resolução Nº 03/2014 do CONSEPE, que trata da política de extensão da Unifesspa.

Entendendo a centralidade da extensão na universidade, um dos pilares do tripé da produção do conhecimento científico, a nova gestão reúne esforços para a implementação do processo de curricularização da extensão. Em novembro do ano passado, o Grupo de Trabalho para Implementação da Extensão na Matriz Curricular dos Cursos da Unifesspa foi ampliado pela Portaria nº 1610/2020 da Reitoria, incluindo também a Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica  (Propit).

A referida inclusão leva em consideração que a extensão é a pesquisa que vai à rua e que, portanto, para avançar nesse sentido, a presença da Propit era importante, bem como a Comissão Própria de Avaliação (CPA), tendo em vista que a curricularização da extensão proporcionará uma melhor avaliação dos nossos cursos.

De dezembro de 2020 a fevereiro de 2021, o Grupo de Trabalho realizou reuniões com diretores dos institutos, coordenadores de cursos e presidentes de NDEs, permitindo um melhoramento e aperfeiçoamento da minuta da nova política de extensão, que define também as orientações com relação ao processo de curricularização na instituição.

Na última quarta-feira (24), o GT reuniu-se para apreciar as alterações na minuta sugeridas nas reuniões com os institutos, consolidando uma segunda versão. O GT aprovou ainda sua ampliação, que agora contará com novos membros da PROEX, PROPIT, PROAD, CTIC, CRCA, e Direções das Unidades Acadêmicas, além de aprovar o calendário final de debates com a comunidade acadêmica e externa.

*Com informações da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex).