Campus de Santana do Araguaia irá realizar I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica

• Publicado: Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 16h48
  • Última atualização em Sexta, 19 de Fevereiro de 2021, 16h50

2 DESTAQUEApós concorrer à Chamada CNPq/MCTI de apoio a Feiras de Ciências e Mostras Científicas, o Instituto de Engenharia do Araguaia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (IEA/Unifesspa) teve proposta contemplada com financiamento para a realização da I Mostra de Ciência e Tecnologia da Educação Básica de Santana do Araguaia (Moctec).

Em breve, serão divulgadas maiores informações para este novo evento de Santana do Araguaia, que será gratuito e acontecerá ao longo do ano até findar com o III Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada (Conara), em novembro de 2021. Os melhores trabalhos científicos serão premiados com bolsas para alunos e professores das redes pública e privada de ensino fundamental e médio de Santana do Araguaia.

Segundo o Coordenador da Moctec, Prof. Tarciso Binoti, “ao associar este novo evento ao III Conara, será mais um passo no enraizamento do Instituto em Santana do Araguaia e da função de reverberar conhecimentos e oportunidades a região do Araguaia Paraense. Será uma troca recíproca: a comunidade araguaiense ganha novas oportunidades para alunos e professores da Educação Básica e nós ganhamos com a aproximação dessa nova geração”, disse.

Para o Diretor-Geral do IEA, Prof. Dr Carlos Maviael, a Mostra reafirma o compromisso da Unifesspa com a educação pública, com a valorização e fortalecimento da ciência. “O IEA conhece a importância da formação básica. A formação de qualidade e a força da educação significam muito para nós, por isso, reconhecemos a importância da ampliação das nossas parcerias com os setores da educação e tecnologia”, afirma.

Ainda segundo o professor, por meio da I Moctec “o IEA estimula a realização de pesquisas que abordam temas referentes às transformações sociais, culturais, científicas e tecnológicas, com o objetivo de divulgar o conhecimento construído no cenário das grandes questões sociais. E tendo, como o principal ponto do evento, a importância de exercitar a prática científica”.

Já a pedagoga Luciene Santana destaca que “o evento trará relevantes contribuições para a disseminação do conhecimento científico nas instituições de ensino do município e fortalecerá a integração entre a universidade, a escola e a comunidade local, por meio das atividades interdisciplinares que serão realizadas durante o desenvolvimento do projeto”.

Mais informações e novidades sobre a Mostra serão compartilhadas no site e nas redes sociais do Instituto.