UNIFESSPA vai discutir a produção de conhecimentos nas licenciaturas

• Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2015, 15h06
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59
Será nos dias nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2015, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Marabá, PA

O Seminário de Ensino-Aprendizagem de Línguas e Literaturas (VII SEALL) e o Seminário Interação e Subjetividade no Ensino de Línguas (IV SISEL)acontecerão em Marabá-PA, nos dias 05, 06 e 07 de novembro de 2015, na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA. O tema dos eventos é Produz-se conhecimento nas licenciaturas?

O objetivo dos eventos é questionar o estatuto da instituição em que os participantes desenvolvem sua atuação profissional e política. Diante da expansão do ensino superior público e do movimento de interiorização das universidades brasileiras, é chegado o momento de indagar sobre as contribuições que professores e alunos de licenciaturas estão proporcionado com o trabalho que desenvolvem.  Os organizares dos eventos acreditam que há motivos para preocupação e que já é possível reconhecer os traços de uma ideologia que aponta para a redução das licenciaturas a um espaço menor, dedicado à divulgação de um conhecimento que é destinado a regular a ação do professor e não à garantia de seu direito de produzir o conhecimento que sustenta seu trabalho. Nessa perspectiva, a formação docente é pensada como um repasse de informações, uma forma de acesso ao que se apresenta como sendo as últimas tendências no ensino, supostamente já bem sucedidas em algum lugar.

Buscando um contraponto a essas tendências, os organizadores do IV SISEL e do VII SEALL convocam os participantes de ambos os eventos a refletirem sobre o que significa estar inserido em uma licenciatura no tempo que vivemos, seja como estudantes, seja como docentes, seja ainda como egressos sempre convocados a retornar pelas políticas remissivas de formação continuada.

Os eventos destinam-se a professores da Educação Básica (Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa, Alfabetizadores etc.) alunos de graduação (Letras, Pedagogia e áreas afins) e professores universitários e pesquisadores interessados no ensino de línguas.

O prazo para inscrição é até 16/10/2015. Para participar como ouvinte o investimento é de R$ 30,00 e para apresentador de comunicação o valor é de R$ 40,00. Interessados devem enviar a ficha de inscrição através do site (menu “inscrições”).  Efetuar pagamento da taxa de inscrição por meio de depósito bancário na conta indicada no site e enviar o comprovante de depósito escaneado para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Os resumos de trabalhos para apresentação de comunicação devem ser enviados como parte da própria ficha de inscrição disponível no site do evento. Os resumos devem conter entre 150 e 300 palavras e devem ser acompanhados de três a seis palavras-chave. O texto do resumo deve deixar claros o problema e objeto de pesquisa, os objetivos do trabalho, a metodologia adotada e o quadro teórico. Recomenda-se que se mencione se o trabalho consiste em pesquisa concluída e quais foram os resultados, de forma abreviada. Qualquer pessoa pode inscrever trabalho como autor e não há limite para o número de autores por trabalho. Cada inscrição, no entanto, dá direito a apresentação de um único trabalho. Os resumos devem ser enviados, impreterivelmente até dia 16/10/2015.

Local do Evento: Auditório da UNIFESSPA – Campus I Folha 31 - Quadra 7, s/n, Lote Especial , Nova Marabá, Marabá – PA Informações e Contatos: Fale com nossa secretaria: www.seall-sisel.blogspot.com / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Folder