A Iª JEPE tem grande participação acadêmica e da comunidade

• Publicado: Quarta, 23 de Setembro de 2015, 17h32
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

A I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão prossegue com a massiva e entusiasta participação da comunidade acadêmica. Foram mais de quinhentas inscrições.

O evento promove a integração ensino-pesquisa-extensão universitária, numa relação de comunicação entre a comunidade interna e na relação com a sociedade, visando refletir os desafios e as perspectivas ao processo de construção da Unifesspa.

A programação das Jornadas engloba atividades comuns, como as conferências, mesas redondas e atividades culturais, além de atividades simultâneas das Pro-reitorias de Ensino de Graduação (PROEG), de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (PROPIT) e de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX).

Segundo o aluno de Ciências Sociais, Marcos Santos, participante do evento, a programação tem sido dinâmica e as conferências trazem temas muito interessantes, além da programação cultural que tem uma grande diversidade de atrações.

jepe

A conferência de abertura foi proferida pelo Prof. Dr.Maurílio de Abreu Monteiro com o tema: ”Ciência Cultura e Educação: "Desafios à Universidade Publica na/da Amazônia". A conferência de terça-feira foi ministrada pelo Prof. Dr. Agenor Sarraf Pacheco, que é Historiador e Professor Adjunto II do Curso de Museologia e dos Programas de Pós-Graduação em História Social da Amazônia (PPHIST) e Antropologia (PPGA) da UFPA e Diretor do Arquivo Público do Estado do Pará – APEP. O tema da conferência foi: "Ciência, Cultura e Educação: Experiências Interculturais e Regimes de Conhecimento". E, na quarta-feira, a conferência foi sobre: “A indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e os desafios para sua implantação em uma Universidade Pública na/da Amazônia” ditada pela  Profª. Drª. Ney Cristina Monteiro de Oliveira, Educadora, Professora Associada III do Curso de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED / UFPA.

Durante a Solenidade de Abertura, o aluno de Ciências Sociais, Marcelo Melo dos Santos deleitou os presentes com a interpretação de algumas canções que fazem parte do Projeto Marabá de Todos os Cantos, um dos vencedores do Prêmio Proex de Música 2014. O grupo também vencedor do Prêmio Proex de Música 2014, Boi Flor do Campo se apresentou na terça-feira no palco do auditório da Unidade I do Campus de Marabá. Nesta quinta-feira (24) será a vez de ouvir as canções do acústico "Fé no canto" interpretadas pelos cantores:  Diego Aquino, Lariza Xavier, Marcelo Melo, Jane Martins, Ayla Marques também vencedores do prêmio.

No Espaço” NaMorada das Artes”, aconteceu a noite literária com o lançamento dos livros: “Crônicas do Araguaia” do Prof. Janaílson Macedo Luiz; “Audere” das alunas Letícia Medeiros, Savannah Lemos, Giovanna Vale e Priscila Lima e do livro de Poemas “Manhã Cerzida” do poeta Airton Souza, todos Prêmio Proex de Literatura 2014.Quem participou da Jornada teve a oportunidade de apreciar a "Instalação Digigravuras Alixa", diálogos sobre o projeto: " A digigravura como expressão gráfica na Amazônia" Prêmio Proex de Artes Visuais 2014.

A I Jepe encerra nesta sexta-feira(25).

Confira a programação:

Quinta-feira:

09h às 09h30 Atividade Cultural - Unidade I

09h30 às 12h Conferência

Tema: Inovação Social e Tecnológica Conferencista: Profa. Dra. Cristina Maria Assis Lopes Tavares da Mata Hermida Quintella (Presidente do FORTEC, Coordenadora do NIT-NE e docente da UFBA); Profa. Dra. Djane Santiago de Jesus (Coordenadora da Inovação Tecnológica do IFBA) Coordenação: PROPIT

14h às 18h Atividades Simultâneas Salas de Aula da Unidade I

18h às 19h Visita as exposições acadêmico-científicas e artístico culturais do evento Unidade I

19h Atividade Cultural - Unidade I

Sexta-feira:

09h às 09h30 Atividade Cultural - Unidade I

09h30 às 12h Mesa Redonda

Tema: Desafios e Perspectivas do Ensino, Pesquisa e Extensão na Unifesspa Participantes: Representantes PROEG, PROPIT e PROEX Coordenação: Comissão de Organização