Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Tira-dúvidas: Saiba como será a retomada do período letivo 2020.2

  • Publicado: Sexta, 15 de Janeiro de 2021, 16h11
  • Última atualização em Quarta, 20 de Janeiro de 2021, 18h05
  • Acessos: 4866

tira duvidasNo próximo dia 01 de fevereiro, os estudantes da Unifesspa poderão retomar as atividades do período letivo 2020.2, que estava em andamento e foi suspenso em março do ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus.

Tendo vista o quadro pandêmico em nossa região, o Consepe definiu que as Atividades Acadêmicas dos cursos de graduação deverão desenvolvidas de forma remota, admitindo-se também outros arranjos pedagógicos, com utilização de comunicação indireta ou outras formas de compartilhar conteúdos acadêmicos com mediação docente, como guias de estudo.

Excepcionalmente, também poderão ser desenvolvidas atividades acadêmicas de forma presencial ou híbrida, a exemplo de práticas de laboratório, desde que estas atividades sejam estritamente necessárias e condicionadas ao atendimento integral do Protocolo de Biossegurança da Unifesspa. 

Abaixo, preparamos um guia com as principais dúvidas da comunidade acadêmica. Confira:

Como será a retomada do período 2020.2, suspenso em março, por conta da pandemia?

Por conta da ausência de vacina ou tratamento comprovado para a COVID 19 para toda comunidade acadêmica, para segurança de todos(as) e para contribuir com a redução do número de novos casos na Região, o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), que possui representação dos alunos(as), dos professores(as) e dos técnicos(as), decidiu que as aulas do período letivo 2020.2 ainda serão realizadas, primordialmente, por meio do ensino remoto. As aulas serão reiniciadas no dia 1º de fevereiro e vão até o dia 30 de abril de 2021.

Como serão as aulas?

As aulas serão retomadas no formato do ensino remoto, que pode ser realizado tanto por meio de plataformas digitais como o Sigaa, Google Meet, WhatsApp, YouTube, mas também por meio de outros arranjos pedagógicos de comunicação indireta como guias de estudos. Isso será decidido pelas Faculdades, levando em consideração as características de cada curso, da disciplina e do grupo de professores(as) e alunos(as).

As Faculdades podem vir a desenvolver atividades acadêmicas excepcionalmente de forma presencial ou híbrida, desde que estas atividades sejam estritamente necessárias e condicionadas ao atendimento integral do Protocolo de Biossegurança da Unifesspa.

As atividades acadêmicas que não puderem ser adaptadas ao modelo remoto, serão canceladas pelas Faculdades e ofertadas quando as condições de saúde pública permitirem.

Alunos que estavam matriculados no semestre 2020.2, antes da pandemia, precisam se matricular novamente?

Não, os alunos estão automaticamente matriculados nas disciplinas de 2020.2 desde março. Mas, é possível realizar alterações, como exclusões e inclusões de disciplinas. No período de 20 a 29 de janeiro, o Sigaa estará novamente disponível para a matrícula dos alunos. Basicamente, o aluno terá três telas para operar ao entrar no Sigaa, no campo matrícula.:

  • Na primeira tela, ele deve fazer a atualização de seus dados cadastrais.
  • Na segunda tela, aparecerão listadas todas as disciplinas que ele foi matriculado em 2020.2 e, caso a faculdade tenha ofertado, as novas disciplinas. Nesta tela, as disciplinas que ele já está matriculado aparecerão como já solicitadas. As novas disciplinas terão um campo para que ele as selecione.
  • Por fim, na terceira tela todas as disciplinas solicitadas em 2020.2 e as novas selecionadas na tela anterior estão listadas, permitindo que o aluno exclua ou confirme a matrícula em cada uma.

Desta forma, o aluno pode vir a excluir disciplinas que já foi aprovado (feitas no PLE) ou que não pretende fazer na retomada de 2020.2, bem como selecione novas disciplinas para cursar.

Não quero cursar as disciplinas para as quais estava matriculado. Como proceder?

O discente que não puder retomar às aulas no período letivo 2020.2 poderá trancar, sem prejuízos para fins de prescrição e de soma do tempo máximo para conclusão do curso. O período de solicitação de trancamento é o mesmo da matrícula: 20 de janeiro a 29 de janeiro de 2021. O trancamento deverá ser solicitado à Faculdade, já que não é possível excluir todas as disciplinas que ele já está matriculado em 2020.2.

Caso ele não solicite o trancamento do período letivo, o Sigaa irá entender que ele irá cursar todas as disciplinas que ele iria cursar em 2020.2, antes de suspensão do semestre, e ele vai constar na lista dos professores, podendo ser reprovado por nota e frequência, caso realmente não curse.

Haverá prejuízos para quem não puder retomar às atividades do período 2020.2?

Não, os alunos(as) que não cursarem o período 2020.2:

  • não terão quedas de bloco;
  • não terão diminuição do Coeficiente de Rendimento Geral (CRG), com exceção dos discentes que cursaram e foram reprovados em disciplinas no PLE;
  • terão mais um período letivo acrescido no tempo máximo do curso e;
  • não perderão a vaga.

Além disso, eles terão prioridades na matrícula, nos períodos letivos posteriores, nas disciplinas do 2020.2 não cursadas, mesmo que não sejam no curso ou turma de origem.

Será garantido o acesso à internet e a computadores para os alunos em situação de vulnerabilidade? 

A Unifesspa, por meio dos editais do Programa Conecta da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis, fornece os auxílios na forma de empréstimo do equipamento de Chromebook, chips com pacotes de internet e de auxílios financeiros, pagos em parcela única de R$ 1.500,00, para aquisição de equipamentos de informática como notebook, desktop, all-in-one tablet.

As condições para o acesso aos auxílios são:

I. Estar matriculado em período letivo vigente na Unifesspa;

II. Ser estudante oriundo da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;

III - Não possuir acesso a equipamentos de informática próprios, como computadores, notebooks, tablets, dentre outros, que garantam o suporte para realização de suas atividades acadêmicas.

Todos os auxílios foram amplamente divulgados na página da Unifesspa, da Proex e pelo e-mail institucional.

Fim do conteúdo da página