Representantes do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará debatem ações estratégicas para 2021

• Publicado: Terça, 12 de Janeiro de 2021, 14h55
  • Última atualização em Quinta, 14 de Janeiro de 2021, 08h25

Fiespa 01Na última sexta-feira (8), foi realizada a primeira reunião do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (Fiespa) de 2021. De forma híbrida, o encontro ocorreu no campus Belém da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e teve participação de reitores e dirigentes de universidades e outras instituições paraenses

O reitor da Unifesspa, professor Francisco Costa, esteve presente na reunião. “Nós discutimos sobre o futuro da ciência, tecnologia e geração de emprego e renda, sob a ótica do financiamento amparado pela Lei Complementar n.º 133/2020. Essa lei institui um percentual de 20% para ser aplicado em atividades relativas à diversificação econômica, ao desenvolvimento mineral sustentável e ao desenvolvimento científico e tecnológico no estado do Pará”, disse.

Na ocasião, o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), Carlos Maneschy, falou sobre as ações estratégicas do Estado para as instituições universitárias e institutos de pesquisa. Também participaram da reunião o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), prof. Rubens Cardoso; o reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), prof. Hugo Diniz; o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra); prof. Marcel do Nascimento Botelho; o diretor-presidente da associação BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço; o chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri; e a diretora substituta do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Ely Simone Gurgel.

*Com informações e foto da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra)