Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa decide por retomar ensino regular de forma remota em 2021

• Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2020, 19h03
  • Última atualização em Sexta, 18 de Dezembro de 2020, 16h45

Consepe Unifesspa dez 2020 1O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, órgão máximo de deliberação sobre a oferta de atividades curriculares da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), reunido nesta quinta-feira, 17, com transmissão ao vivo, decidiu pela retomada do calendário acadêmico regular em 2021 de forma remota. A decisão foi dialogada entre todas as instâncias da Universidade e fundamentada na análise científica de dados sobre casos e mortes provocados pela COVID-19 na região e, em particular nos cinco municípios em que a Unifesspa possui campus. A decisão considera, ainda, as avaliações feitas sobre a experiência do Período Letivo Emergencial (PLE), realizado em 2020.

Confira a Resolução Nº 501/2020 - Atividades Acadêmicas 2021

Confira a Resolução Nº 502/2020 - Calendário acadêmico 2021

Segundo a nova resolução, não haverá prejuízos no histórico acadêmico aos discentes que não puderem cursar. Conforme a Resolução, “o discente que não puder retomar às Atividades Acadêmicas no período letivo 2020.2 e/ou se matricularem no período letivo 2021.1 poderá trancar o respectivo período letivo, sem prejuízos para fins de prescrição e de soma do tempo máximo para conclusão do curso”.

A Resolução obedece à Lei 14.040 de 2020, em que as universidades federais ficam dispensadas da obrigatoriedade de observância do mínimo de dias letivos. “As Atividades Acadêmicas dos cursos de graduação da Unifesspa devem ser desenvolvidas, de forma remota, admitindo-se também outros arranjos pedagógicos com utilização de comunicação indireta ou outras formas de compartilhar conteúdos acadêmicos com mediação docente”, descreve o documento.

As excepcionalidades foram consideradas a partir de um respaldo sanitário oferecido pelo Protocolo de Biossegurança da Universidade. “A Unidade Acadêmica poderá desenvolver atividades acadêmicas excepcionalmente de forma presencial ou híbrida, tais como as orientações e as defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), bem como as orientações/supervisões e as apresentações de Relatórios de Estágio Supervisionado desde que estas atividades sejam estritamente necessárias e condicionadas ao atendimento integral do Protocolo de Biossegurança da Unifesspa”.

O Protocolo está em fase de finalização e será apresentado à reitoria para aprovação e publicação na próxima terça-feira, 22 de dezembro.

Em relação ao calendário acadêmico, ficou definido que, no ano de 2021, haverá cinco períodos letivos, sendo 2 intensivos e 3 extensivos. Os períodos foram organizados da seguinte forma: 1º PERÍODO/2021, de 04/01/21 a 06/03/21; 2º PERÍODO/2020, de 01/02/21 a 30/04/21; 4º PERÍODO/2020, de 17/05/21 a 21/08/21; 3º PERÍODO/2021, de 05/07/21 a 04/09/21, mais o 2º PERÍODO/2021, quando calouros começarão suas atividades, de 13/09/21 a 18/12/21. O último semestre letivo de 2021, 4º período, ocorrerá no início de 2022, de 24/01/22 a 07/05/22.

Para o reitor da Unifesspa, Prof. Dr. Francisco Costa, a reunião do Conselho demonstra o empenho da comunidade acadêmica em cumprir a função social da universidade pública. “Considero este momento histórico para a Unifesspa, que em todas as suas instâncias têm feito um enorme esforço para manter a universidade viva. Técnicos e técnicas administrativas, colaboradoras e colaboradores terceirizados, professores e professoras, alunos e alunas querendo que a Unifesspa continue funcionando da melhor forma possível, mesmo diante da maior crise de saúde que nossa geração pôde testemunhar. É certo que teremos que melhorar ao longo do tempo, nos adequando no que for necessário. Mas, hoje, demos um passo importante no fortalecimento de nossa universidade”, concluiu o reitor.

Sobre o Consepe

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é órgão de consultoria, supervisão e deliberação em matérias relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão, assim como ao estabelecimento das normas que regem o Processo Seletivo para ingresso na Unifesspa, a elaboração anual do calendário acadêmico, a aprovação de cursos de extensão, de pós-graduação, além de outras. O Consepe organiza-se pelas seguintes Câmaras: Câmara de Ensino de Graduação, Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação, Câmara de Extensão e pela Câmara de Educação Básica e Profissional. Reúne-se, ordinariamente, a cada mês, e extraordinariamente, quando necessário.