Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Conectividade e relação com outros setores da sociedade é tema de evento do IEA

  • Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2020, 11h25
  • Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 11h52
  • Acessos: 1382

II Conara 1Desde o último dia 23 de novembro, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) realiza o II Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada (Conara). Com o tema "Universidade e conectividade: conhecimentos em interação com a comunidade” os debates do evento seguem até o próximo dia 27, de forma online.

Além de contar com docentes e discentes o Conara de 2020 tem a participação de técnicos administrativos em educação. A palestra “Edificações do Campus do Instituto de Engenharia do Araguaia”, foi ministrada pela equipe da Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa (Sinfra). A arquiteta e urbanista, Bruna Covre, a engenheiroa sanitarista e ambiental, Sarana Demoner e o engenheiro eletrecista, Tiago Garcia, além do técnico em agrimensura da empresa prestadora de serviços a Unifesspa, Wallace Avela, apresentaram o projeto das futuras instalações estruturais no campus universitário de Santana do Araguaia.

A abertura, transmitida pelo canal oficial do IEA no Youtube, teve a participação da Prof.ª Dra. Lucélia Cardoso, Vice-Reitora da Unifesspa, do Prof. Dr. Carlos Maviael de Carvalho, Diretor Geral do IEA, do Prof. Dr Tarciso Binoti Simas, diretor adjunto do IEA, da Prof.ª Dra. Cristiane Johann, do Prof Dr. Reinaldo Lima, da técnica Leila Aparecida de Souza e do acadêmico Ruan Lion.

Para Lucélia Cardoso, o Conara já marca o calendário acadêmico dos eventos na região. “Esse evento já vem fazendo história na Amazônia paraense, basta observarmos os dados da primeira edição em comparação aos dados da segunda edição, a programação vasta e diversificada que busca da resposta sociais a muitas demandas. Isso muito nos orgulha. Mostra que a Unifesspa está no lugar certo e que tem funcionado como polo irradiador de oportunidades, na realização de sonhos de formação no âmbito do ensino na formação superior”.

O professor Carlos Maviael destacou a importância de nos adaptarmos às adiversidades impostas pela pandemia do novo coronavírus. “A pandemia gerou afastamento em todo o mundo, porém esse afastamento é necessário para aprendermos a viver com a nova realidade. É dentro da diversidade que o ser humano evolui, a Teoria de Darwin nos mostrou que não é mais os fortes que sobrevivem e sim os que melhor se adaptam. O Conara se adaptou para um novo modelo online com um tema de importante reflexão”, destacou o docente.

O professor e coordenador do evento, Tarciso Binoti Simas, relatou o sucesso do evento nesta edição, em comparação com 2019. “Apesar das vantagens do encontro presencial que houve no I Conara, este II Conara de forma remota está trazendo gratas surpresas. Tivemos quase o dobro de trabalhos submetidos e de inscritos. Conseguimos também maior alcance com participantes de diversas partes do Brasil e do exterior, assim como estamos aproveitando excelentes palestras com especialistas de diferentes regiões. E graças ao trabalho coletivo e novas parcerias, estamos conseguindo unir forças para realizar cada vez melhor nosso congresso gratuito, inclusivo e que faz parte do projeto de interiorização do ensino superior público e de qualidade, completou.

O II Congresso Araguaiense de Ciências Exata, Tecnológica e Social Aplicada segue com programação até sexta-feira 27 de novembro de 2020 pelo do canal no Youtube do IEA-UNIFESSPA.

 

*Com informações do IEA.

Fim do conteúdo da página