Alunas e professores da Faculdade de Administração apresentam pesquisas em evento nacional

• Publicado: Quarta, 25 de Novembro de 2020, 10h26
  • Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 11h52

Simpead Trabalhos 25112020Empreendedorismo e gestão de empresas rurais foram os temas dos trabalhos apresentados por professores e alunas da Faculdade de Administração (FAD) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifessap) no V Simpósio de Pesquisa e Ensino de Administração (Simpead). O Encontro ocorreu no último dia 19 de novembro, de forma online.

O evento foi sediado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e recebeu participantes de instituições públicas e privadas de todo o país. Para o diretor da FAD, Prof. Dr., Sergio Siani, a participação da Faculdade foi mais que satisfatória. “Apesar de estarem emocionadas com a pressão do evento, as alunas responderam muito bem às questões, diante de pessoas do Brasil inteiro. Foi uma experiência nova na vida delas e muito boa para nós professores. Espero que isso seja o início de uma longa trajetória na participação da FAD em outros eventos importantes da área”, ressaltou o docente.

Foram submetidos ao evento trabalhos inéditos oriundos das pesquisas de trabalho de conclusão de três alunas. A discente Jackelane Gonçalves da Silva, reconhece a importância da participação discente em congressos, em que é possível trocar experiências e amadurecer o percurso acadêmico. Para a discente, que conciliou a participação do evento com a maternidade, “foi um momento único. Algo novo e surpreendente, fiquei imaginando como teria sido se fosse presencial, porque foi muito bem acolhida pela organização do evento. Fazer parte de um evento de grande magnitude foi uma grande oportunidade de dialogar com pessoas da área de outras cidades e estados e, assim, fazer parte da comunidade científica na área. Mesmo com um filho de quatro meses, me preparei com antecedência e considero que a experiência foi marcante. Foi uma excelente experiência”, destaca Jackelane.

Os trabalhos apresentados foram: “Comportamento empreendedor: uma análise de influências motivacionais em empreendedores do setor farmacêutico no município de Rondon do Pará”, de Cleidiane Pedroso Paiva, Rogério Ruas Machado e Sérgio Ricardo Siani; “Fatores complicantes ao desenvolvimento do processo empreendedor em empresas familiares”, de Roseane Diniz dos Santos, Gustavo Passos Fortes e Sérgio Ricardo Siani e “Gestão da empresa rural: um estudo de caso com produtores (as) da agricultura familiar da feira municipal de Rondon do Pará – PA, de autoria de Jackelane Gonçalves da Silva, Gustavo Passos Fortes e Sérgio Ricardo Siani.

A íntegra dos trabalhos pode ser conferida em breve nos anais do evento.