Questionários são aplicados para avaliar a experiência do Período Letivo Emergencial

• Publicado: Quinta, 19 de Novembro de 2020, 19h24
  • Última atualização em Quarta, 25 de Novembro de 2020, 10h17
  • Acessos: 1965

aluna usando computador pleDe 20 de novembro de 2020 a 8 de janeiro de 2021, professores e alunos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) deverão responder a um questionário sobre as experiências vividas no Período Letivo Emergencial (PLE). A pesquisa é realizada por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmica (Sigaa).

A avaliação do PLE, coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), juntamente com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unifesspa, concentra-se na experiência acadêmica e na infraestrutura utilizada pela comunidade da Unifesspa durante o ensino remoto. Questões como dificuldades e superações em relação aos conteúdos ministrados, atividades exitosas e as que precisam de melhorias fazem parte do eixo acadêmico. Equipamento, qualidade do acesso à internet e facilidade de uso das ferramentas serão avaliadas na abordagem sobre a infraestrutura.

As respostas, após sistematizadas, servirão de insumos para a estruturação das ações futuras. “Essa avaliação servirá de base para o planejamento das atividades para o próximo ano. Com as respostas em mão, saberemos quais os aspectos devem ser melhorados. É uma das etapas do planejamento institucional. Saberemos ainda sobre a continuidade ou não dos formatos adotados ou a reformulação da proposta do ensino remoto”, enfatiza Edson dos Anjos, da CPA.

O dia 2 de dezembro foi o escolhido para ser o dia D de participação na pesquisa, com o objetivo de mobilizar a comunidade acadêmica em torno desta etapa do PLE.

PLE

O Período Letivo Emergencial começou no dia 15 de setembro e segue até dia 22 de dezembro de 2020. Foi o modelo adotado pela Unifesspa para manter suas atividades de ensino durante a pandemia do novo coronavírus.

Todas as atividades do PLE são regidas pela Resolução nº 500/2020 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).

Pandemia

Até 19 de novembro de 2020, segundo dados do Ministério da Saúde, 5.981.767 pessoas foram infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. Destas, 168.061 morreram em decorrência de complicações causadas pela COVID-19.

Diante do quadro, diversas Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil, assim como a Unifesspa, ainda estão avaliando como desenvolverão suas atividades acadêmicas e administrativas a partir de 2021.