Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática abre seleção

  • Publicado: Quarta, 18 de Novembro de 2020, 17h07
  • Última atualização em Quarta, 18 de Novembro de 2020, 17h24
  • Acessos: 3377

PPGCEMO Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) divulgou edital vagas para a formação da terceira turma do curso de mestrado acadêmico em Educação em Ciências e Matemática, com início para o primeiro semestre de 2021.

São ofertadas 12 vagas, em ampla concorrência, sendo, nove vagas destinadas à linha Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática e 3 três à linha Formação de professores em ciências e matemática. Em atendimento à política de ação afirmativa da pós-graduação, uma vaga é reservada à pessoa com deficiência e uma vaga a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Uma outra vaga é destinada a servidores da Unifesspa.

A seleção será feita em três fases: análise do anteprojeto de pesquisa, entrevista e Currículo. As inscrições segue até o dia 9 de dezembro e deve ser feita exclusivamente online. Orientações sobre procedimentos de inscrição estão disponíveis aqui.

Todos os detalhes você encontra no edital

Linhas de pesquisa

Linha 1: Epistemologia do conhecimento, do ensino e da aprendizagem em ciências e matemática. Aborda temáticas relativas ao estudo dos diferentes paradigmas que norteiam a elaboração do conhecimento em ciências e matemática, considerando os contextos e fundamentos epistemológicos, históricos e socioculturais nos quais este conhecimento foi produzido e validado. Além disso, as múltiplas e complexas inter-relações que permeiam, nos âmbitos formal e não formal, o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, desde processos de ensinar e de aprender, construção e análise de recursos didáticos, relação teoria e prática na sala de aula, currículo e componentes curriculares até pesquisas no/do ensino na área considerada.

Linha 2: Formação de professores em ciências e matemática. Aborda temáticas atinentes à formação inicial e continuada de profissionais da Educação em Ciências e em Matemática, quer em termos de ideário, quer de práticas pedagógicas, em quaisquer dos níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivos-pesquisadores quanto a perspectiva de formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional de professores. Integram a proposta desta linha, estudos e análises de pesquisas desenvolvidas a partir de temas tais como: formação reflexiva, epistemologia da prática, aprendizagem para a docência, perfil docente, carreira docente, profissionalização, conhecimentos, crenças e saberes profissionais para a docência em ciências e matemática. Contempla, ainda, estudos sobre pesquisas em formação de professores e tendências atuais em formação.

Fim do conteúdo da página