Ações culturais de extensão devem receber incentivos por meio de articulação com IFPA

• Publicado: Quarta, 11 de Novembro de 2020, 17h28
  • Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2020, 18h29

Destaque Proex Reunião online

Uma articulação entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e o Instituto Federal do Pará (IFPA) deve promover e incrementar as atividades de extensão na área da cultura entre as duas instituições. Na manhã desta quarta-feira (11), representantes da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX/Unifesspa) e do IFPA, Campus Rural e Campus Industrial, reuniram-se remotamente para dar os primeiros passos e coordenar as ações.

Participaram da reunião o diretor de extensão do IFPA, Campus Rural de Marabá, Renan da Silva Cunha, a chefe do Departamento de Integração Campus Comunidade, Andreia do Nascimento Lima, o Coordenador de Extensão do IFPA, Campus Marabá industrial, Davison Jaime Baia de Souza, e pela PROEX, o Pró-reitor, Jose Amilton de Souza, e o Secretário Executivo, Maclem Erane dos Santos.

Os participantes ressaltaram a importância das relações interinstitucionais. Para Renan Cunha, “é uma expectativa muito grande. Nessa conjuntura em que a gente vive atualmente, as parcerias, especialmente com as instituições públicas, são de fundamental importância. A gente vai se apoiando, se ajudando. Então, é estratégica essa nossa reunião”, destacou.

Foi firmada uma agenda de encontros, em forma de rodízio, para permitir a incorporação de todos os setores envolvidos e fomentar a aproximação. “O que nós queremos é buscar integração entre as instituições. Especialmente diante de um corte de cerca de 18% das verbas, que devemos sofrer, esta iniciativa é uma forma de contornar os problemas, de encontrar soluções. Juntos é possível que consigamos resultados mais propositivos. Estamos organizando um comitê executivo de ações para consolidar uma agenda cultural conjunta, por exemplo. Posteriormente, vamos entrar em contato com prefeituras e secretarias municipais”, explicou o pró-reitor de extensão e assuntos estudantis, prof. José Amilton de Souza.

Na oportunidade, a PROEX também apresentou o projeto "TV Tapiri", que tem previsão de lançamento em 2021. A próxima reunião já tem data marcada para 26 de novembro, quando será apresentado um mapeamento das ações de extensão e cultura realizadas por cada instituição.

Com informações da PROEX/Unifesspa.