Melhor do Norte: Graduação em Engenharia Química alcança nota 4 no Enade

• Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 15h38
  • Última atualização em Quarta, 21 de Outubro de 2020, 16h37

Sem título2 O curso de graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará garantiu conceito 4 (numa escala de 0 a 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2019. Com base nessa nota, o curso desponta como o melhor entre todos da área ofertados por Instituições públicas e privadas da região Norte.

A divulgação dos dados foi feita nesta terça-feira (20), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e Ministério da Educação (MEC). O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação a competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso.

Todos os alunos que foram inscritos compareceram para realizar o exame, garantindo um bom desempenho na avaliação do curso. “Ficamos muito felizes com o desempenho dos alunos. Esse resultado é um somatório dos esforços de todos: alunos, professores e instituição”, afirmou o coordenador do curso, prof. Daniel Moreira Saturnino.

“Felizmente tivemos alunos engajados nas turmas de formandos que conseguiram se destacar. Muitos já colocados no mercado de trabalho da região e fora dela. O desafio agora é buscar melhores resultados e torcer para que os próximos formandos continuem tendo as mesmas oportunidades que aqueles que já se formaram”, complementa o coordenador.

Dos 185 cursos de Engenharia Química avaliados em todo o país, apenas 12 conquistaram conceito máximo (5) no Enade 2019. Outros 36 atingiram nota quatro (4) e 134 obtiveram conceito igual ou inferior a três. “Saber que o nosso curso teve a maior nota entre os demais da região, me deixa muito orgulhosa. Isso é o resultado da excelente equipe de professores que temos, qualificados e com domínio do conteúdo”, afirma Thalia Rodrigues, uma das estudante que realizou o exame. Ela acredita que o curso vai evoluir e se destacar ainda mais.

Para o Pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. Denilson Costa, os resultados alcançados pela Unifesspa no Enade 2019 são motivo de orgulho. “Mesmo sendo uma Universidade muito nova, com escassez de recursos e déficit de servidores, dois dos nossos seis cursos (Engenharia Civil e Engenharia Química) que participaram do Enade em 2019 tiveram os maiores conceitos da região norte do Brasil, superando instituições de maior tradição. Todos estão de parabéns”.

eng quimica labMais sobre a graduação em Engenharia Química

O objetivo do curso de Engenharia Química da Unifesspa é permitir a formação de engenheiros atuantes em indústrias químicas, capazes de desenvolver, competentemente, aspectos técnicos, ambientais, de saúde e segurança envolvidos em todas as fases da produção de bens materiais. Isso, desde a elaboração, execução, fiscalização, gerenciamento e direção de processos relacionados com as etapas de desenvolvimento e cadeia produtiva nos processos para a fabricação de produtos químicos e bens de valores minerais agregados.

Com duração de cinco anos, o curso está assim estruturado: os dois primeiros anos são o básico da engenharia, com aulas em laboratório e teoria de fundamentação. Já os três anos finais são específicos da Engenharia Química, com atividades práticas voltadas ao curso. Atualmente a graduação tem quase 140 alunos, 11 professores e técnico-administrativo que auxilia nas atividades.

Em 2018, a graduação em Engenharia Química conquistoi nota máxima na avaliação de reconhecimento do curso, numa escala conceitual que vai de 1 a 5. Naquele ano, das 259 instituições públicas e privadas de ensino superior no País que ofertavam o curso de Engenharia Química, apenas 12 tinham a nota máxima (5) na avalilação do MEC, entre elas a Unifesspa.