Orgulho: Engenharia Civil conquista nota máxima no Enade e tem a melhor avaliação da região

• Publicado: Quarta, 21 de Outubro de 2020, 11h37
  • Última atualização em Quinta, 22 de Outubro de 2020, 11h03

eng civil aulaA comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) comemora mais um resultado que demonstra a qualidade do ensino ofertado pela Instituição. O curso de Engenharia Civil (Campus Marabá) conquistou nota 5, a pontuação máxima no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2019, sendo o único da região Norte neste patamar.

Segundo dados divulgados nesta terça-feira, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e Ministério da Educação (MEC), mais de 740 cursos de Engenharia Civil do país foram avaliados nesta edição do Exame. Destes, apenas 54 (incluindo o da Unifesspa) atingiram o conceito 5 (numa escala que vai até 5). Este resultado reflete o esforço de professores, alunos e técnicos administrativos envolvidos nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Realizado anualmente, o Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes concluintes dos cursos de graduação em relação a competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso. Na edição de 2019, o Exame analisou cursos de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia.

Para o Diretor da Faculdade de Engenharia Civil, prof. Alan Borges, o resultado alcançado pelo curso é fruto de intenso trabalho coletivo, com foco na excelência do ensino. “Ficamos muito felizes de o nosso curso ser o melhor avaliado na região. Isso é reflexo do trabalho e comprometimento de todos os professores, técnicos e alunos do curso, em especial da turma 2015, que realizou o exame”, disse.

eng civil labAinda de acordo com o professor, um dos aspectos mais valorizadas no curso é o acolhimento das impressões dos discentes sobre o ensino ofertado. “Prezamos muito pelo diálogo com nossos estudantes e a percepção deles sobre as metodologias que estamos aplicando na sala de aula. Tudo isso são fatores que contribuíram para alcançarmos essa nota e estarmos entre os melhores cursos de Engenharia Civil do país”.

Já o Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Denilson Costa, avalia que o bom desempenho dos cursos da Unifesspa no Enade demonstra que, apesar das dificuldades enfrentadas, a Intiuição está desenvolvendo um trabalho de excelência na formação dos estudantes. “Demonstra, também, que nossos estudantes estão assimilando adequadamente o currículo dos cursos, saindo da Instituição muito bem capacitados para o ingresso na vida profissional. Além disso, uma boa nota no Enade faz com que o curso se torne referência para àqueles que ainda irão ingressar no ensino superior", finaliza.

Sobre o curso

Iniciado em 2014, o curso de graduação em Engenharia Civil da Unifesspa tem como principal característica a formação crítica e criativa de profissionais tecnicamente preparados para projetar, executar e administrar empreendimentos e intervenções construtivas, de forma a privilegiar uma visão humanística integrada ao contexto social, cultural, político, ambiental e econômico, tanto da sua ação como do entorno dela.

Em 2018, o curso foi avaliado com conceito 4  pelo Ministério da Educação. A organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial, além da infraestrutura da Unifesspa garantiram este bom resultado. Atualmente, a graduação conta com 13 professores (entre efetivos, substitutos e voluntários), 2 técnicos e 148 alunos com matrícula ativa. O curso tem duração de cinco anos.