Comitê de Governança Digital da Unifesspa realiza terceira reunião anual

• Publicado: Terça, 20 de Outubro de 2020, 20h49
  • Última atualização em Terça, 27 de Outubro de 2020, 10h31

No último dia 13 de outubro, foi realizada a terceira reunião do Comitê de Governança Digital (CGD) da Unifesspa em 2020. Na pauta, estiveram a aprovação da Política de Gestão de Riscos; Plano de Gestão de Riscos; adequação da Norma de correio eletrônico (e-mail); primeira revisão do PDTIC; e a adequação do PDA, PoSIC e PDTIC a EGD (estratégia do governo digital).

Política de Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), referida apenas como Política de Gestão de Riscos, tem como objetivo embasar os princípios, conceitos e os valores que norteiam o Plano de Gestão de Riscos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do CTIC/Unifesspa, no processo de Gestão de Riscos de TIC.

Já o Plano de gestão de riscos de TIC visa apresentar os principais ativos de tecnologia da informação e comunicação do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), assim como detalhar suas ameaças, vulnerabilidades, controles e riscos.

Durante a reunião, também foi discutida a atualização da Norma de uso do serviço de Correio Eletrônico (e-mail). O serviço de correio eletrônico (e-mail) ou webmail da Unifesspa passa a ser fornecido, suportado e hospedado pela empresa multinacional de serviços on-line e software Google, por meio do aplicativo Google ​Mail (Gmail), um dos produtos do "​G Suite for Education​". Esta plataforma abriga um conjunto de aplicativos gratuitos do Google, que oferece vantagens como segurança integrada com várias camadas e suporte 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem custo extra para a universidade.

O quarto ponto de pauta foi a primeira revisão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC). Este plano é o instrumento norteador de TIC da instituição, sendo necessária revisão semestralmente. Nessa revisão foram atualizados prazos, inclusão e remoção de alguns projetos em virtude de adequação de metas e força de trabalho.

O último ponto de pauta foi a atualização do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Política de Segurança da Informação e Comunicação (PoSIC), Plano de Dados Abertos (PDA). Essa atualização foi necessária para se adequar ao decreto 10.332 de 28 de abril de 2020, que instituiu a nova Estratégia do Governo Digital.

Além disso, foi explanado sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), sua importância para a Universidade e a existência de uma comissão de implantação da referida lei. Nesse sentido, foi indicado o encarregado de dados da instituição e, assim, o CGD passará a ter esse novo membro como integrante do comitê. Todos os pontos de pauta foram aprovados por unanimidade pelos membros presentes.