Outubro Rosa: Unifesspa lança campanha para arrecadação de lenços

• Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 11h06
  • Última atualização em Terça, 20 de Outubro de 2020, 10h08

campanha doação lençosDurante todo este mês, a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) está realizando uma campanha de arrecadação de lenços para cabeça, destinados a pacientes em tratamento de câncer de mama. A ação faz parte da programação de atividades alusivas ao Outubro Rosa.

As doações podem ser realizadas na sala da DSQV, localizada no térreo do Bloco Central da Unidade III, Campus Marabá. Todo o material arrecadado será doado ao Grupo de Apoio Esperança, de Marabá.

A entidade promove trabalho de conscientização sobre a necessidade de se prevenir o câncer de mama, além de prestar apoio às mulheres que foram diagnosticadas com a doença.

Segundo Sheila Freire, chefe da DSQV, a campanha foi idealizada com o intuito de resgatar a alegria e a autoestima das mulheres que estão em tratamento de câncer de mama. “Os lenços arrecadados serão destinados ao Grupo Esperança, para distribuição nas cidades de Marabá, Eldorado, Parauapebas e Tucuruí”, explica.

Como recomendação, os lenços devem ser em tecido de seda ou algodão, de cor não transparente. O tamanho deve ser grande (Ex: 1m X 1m), para uso na cabeça. Na semana passada, a Associação de Mulheres Arco-íris da Justiça fez uma doação coletiva de lenços para a campanha. A Associação realiza vários trabalhos com a comunidade como consultas, cursos e trabalho de conscientização e assessoria em casos de violência contra mulher.

Ainda durante este mês, será realizada palestra sobre cuidados e prevenção ao câncer de mama, doença que deve ter mais de 66 mil novos casos registrados em 2020, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Devido à pandemia, este ano o número de mamografias realizadas pelo SUS caiu quase pela metade, um alerta preocupante tendo em vista a importância da detecção precoce da doença.

gurpo de mulheresO sintoma mais comum da doença é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. Segundo o Inca, a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Por isso, a importância do autoexame, aliado à realização regular do exame de mamografia.

A Unifesspa sempre esteve comprometida com essa causa. No ano passado, por exemplo, promoveu a campanha audiovisual "Força da Mulher Unifesspa". Estrelada por servidoras da Instituição, a campanha mostrou a força da mulher na busca por conhecimento e prevenção, além de despertar o sentimento de apoio e superação nas mulheres que estão passando por essa doença.

Este ano, os servidores podem demonstrar apoio à campanha postando fotos em que estejam usando roupas ou acessórios de cor rosa. Eles devem usar a hashtag #UnifesspaDefendeEssaCausa na legenda da foto. Os melhores registros serão repostados nas redes sociais da Unifesspa (Instagram e Facebook).