Unifesspa integra organização do III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior

• Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 10h10
  • Última atualização em Quarta, 11 de Novembro de 2020, 12h26

congresso educacao inclusivaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é uma das Instituições parceiras do “III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica”, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O Congresso será realizado entre os dias 23 e 27 de novembro, integralmente de forma on-line.

Nesta edição, o evento traz o tema central “Questões emergentes no contexto da Pandemia Covid-19”, buscando promover um espaço coletivo de debate e de visibilidade sobre questões que precisam ser levadas em consideração em relação às pessoas com deficiência, altas Habilidades e outras necessidades específicas, para garantir o direito a uma Educação Superior de qualidade em tempos de pandemia.

A vice-reitora da Unifesspa, Prof. Dra. Lucélia Rabelo, participará do Congresso durante mesa-redonda, no dia 25/11, às 18h, com o tema: “Formação de professores e redes de suporte na Educação Superior em tempos de pandemia”. Além da abertura oficial e apresentação da temática, na programação estão previstas, ainda, duas conferências, treze mesas-redondas, além de um Painel sobre a Política Nacional de Educação Especial. Acesse programação completa aqui

As inscrições para participação no evento já estão abertas e foram prorrogadas até 16 de novembro, no site http://3cnienssup.ufrn.br/. Já o prazo para submissão de trabalho no evento, se estende até dia 13 de novembro. Todas as normas para submissão podem ser acessadas aqui. Além da Unifesspa e UFRN, fazem parte da equipe organizadora a UFRRJ, UFPR, UFG, IFBA E UNEB.

O Congresso tem como público-alvo todos os segmentos da comunidade universitária e sociedade em geral, a participarem desse evento contribuindo com o debate e propostas para superação dos desafios postos pela pandemia de Covid-19, no âmbito da Educação Superior brasileira.

Antecedendo à realização do congresso, nos dias 19 e 20 de novembro de 2020, será promovido o “III Fórum Nacional de Coordenadores de Núcleos de Acessibilidade das Instituições Públicas da Educação Superior e Profissional Tecnológica” (IPESPTEC).

Sobre o Congresso

O Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica surgiu a partir da necessidade levantada pelos coordenadores de Núcleos de Acessibilidade de várias Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, como espaço de diálogo, socialização de estudos e trocas de experiências de práticas inclusivas voltadas para o público alvo da educação especial no contexto das IES brasileiras. Desde então, foram realizadas duas edições, uma em 2014 e a outra em 2017, ambas presencias, realizadas na cidade do Natal/RN e promovidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

*Com informações do site oficial da organazição do evento