9 a 13 de novembro: Simpósio nacional de Geografia reunirá pesquisadores para discutir a Amazônia atual

• Publicado: Quinta, 15 de Outubro de 2020, 11h46
  • Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 12h11

cartaz II SINGER Instagram 2Compreender a dimensão regional, a diferença e as desigualdades na sociedade e no espaço, bem como debater o planejamento e as políticas públicas na Amazônia. É com esse objetivo que será realizado, entre os dias 9 e 13 de novembro, o "II Simpósio Nacional de Geografia Regional: a redescoberta da região (II SINGER)" e o seminário internacional “O Espaço do Novíssimo Século XXI: a Amazônia no centro do mundo".

Por conta das medidas de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os eventos serão realizados de forma on-line, com transmissão pelo Youtube. A expectativa é reunir diversos pesquisadores da área de Geografia para refletir temas da Amazônia e sua contemporaneidade.

“Estamos esperando um debate profundo e contribuições de alto nível, com a presença de importantes intelectuais da Geografia, especialmente da Geografia Regional, e de outras áreas do conhecimento não só do Brasil, mas também da América Latina”, afirma o professor Eudes Leopoldo, um dos organizadores do evento.

Para o professor, a pandemia da Covid-19 está constituindo um abalo sistêmico das experiências de espaço-tempo, desencadeando um novo momento histórico. “Nesse contexto, a Amazônia é uma das regiões em intensa metamorfose, ganhando destaque mundialmente. Problematizar a região e a Amazônia como região de lutas e conflitos, esperanças e utopias, nesse tempo histórico novo, me parece que é o centro de nossas preocupações”, disse.

Os eventos são organizados por professores do Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA), Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), Instituto de Ciências Humanas (ICH), e apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). As inscrições para participação nos eventos já estão abertas e vão até o dia 9 de novembro, pelo SIGEventos. Os participantes terão direito a certificado como ouvinte, com carga horária total de 40 horas. Mais informações no site do evento: https://singer.unifesspa.edu.br/