Nova direção do IGE toma posse com o compromisso de seguir avançando

• Publicado: Terça, 13 de Outubro de 2020, 18h52
  • Última atualização em Quinta, 15 de Outubro de 2020, 12h10

posse ige destaqueEm solenidade virtual realizada na última sexta-feira (9), os professores José Elisandro de Andrade e Valdez de Aragão Almeida Filho tomaram posse, respectivamente, como Diretor-geral e Diretor-adjunto do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), para quadriênio 2020-2024.

A transmissão de cargo foi transmitida, ao vivo, pela internet e contou a participação do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, dos professores José de Arimatéia Almeida e Adriano Rabelo, agora ex-diretores do IGE, além da participação da coordenadora do curso de Sistemas de Informação, prof. Zenaide Carvalho.

Em sua fala, o docente Adriano Rabelo expressou gratidão por sua trajetória como Diretor-adjunto do IGE e desejou sucesso à nova gestão que assume o Instituto. Já o professor José de Arimatéia fez agradecimentos à comunidade acadêmica da Unifesspa, em especial a do IGE, pelo apoio recebido durante seu mandato. Para Arimatéia, este ciclo que se finda foi rico em aprendizagem e em crescimento pessoal.

O professor falou, ainda, sobre os desafios da transição de campus UFPA para Unifesspa, os avanços conquistados na infraestrutura física e na ampliação da oferta de cursos, além do reconhecimento da qualidade dos cursos ofertados pelo o Instituto. “Tudo isso é fruto de muito trabalho, dedicação e esforço coletivo de técnicos, docentes e discentes. Sou muito grato por toda essa história”, disse. Ao finalizar seu pronunciamento, desejou sucesso aos novos dirigentes.

Na sequência, foram lidos os termos que oficializaram o ato de posse da nova gestão. Já empossado como diretor-adjunto, Valdez Aragão parabenizou os professores Arimatéia e Adriano Rabelo pelo trabalho desenvolvido e resultados alcançados. Falou, também, em comprometimento de gestão para seguir avançando nas diversas áreas do IGE.

posse igeEm seu pronunciamento, o novo diretor do IGE, José Elisandro, ressaltou compromissos de campanha. “Durante os próximos quatro anos, vamos trabalhar juntos às coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação, discentes e entidades estudantis, docentes, técnicos e servidores terceirizados, para manter o Instituto no caminho rumo a excelência. Agrademos à comunidade acadêmica pela oportunidade que nos foi dada. Será um desafio cheio de esperança e entusiasmo, que demandará muito trabalho e diálogo”, afirmou.

O professor frisou o papel do Instituto e da Universidade para a transformação social. “Acreditamos que o Instituto deve ser agente na construção de soluções para os problemas regionais e deve construir com a sociedade novas oportunidades. Temos certeza que, de forma coletiva, solidária e com gestão estratégica, faremos com que nossas atividades façam a diferença nas vidas das pessoas, para que assim possam transformar a qualidade de vida na região”.

Já o reitor Francisco Ribeiro parabenizou “todos aqueles que estão participando dessa grande construção que é a Unifesspa”. Ele lembrou que também está iniciando uma gestão com muitos desafios e defendeu que, apesar do cenário de cortes orçamentários, é preciso continuar o processo de crescimento da universidade. Por fim, o reitor colocou a Administração Superior à disposição da nova direção do IGE.

Processo de consulta à comunidade

Na consulta à comunidade, realizada no início do mês passado, em ambiente virtual, a chapa “Avança IGE”, dos professores José Elisandro e Valdez Aragão, foi eleita com pouco mais de 81% dos votos válidos. Assim como ocorre no processo de escolha para reitor, a Congregação do Instituto se reuniu para formar uma lista tríplice com os nomes dos candidatos.

Em sessão extraordinária, realizada no dia 25 de setembro, a Congregação ratificou os resultados das urnas e encaminhou à lista para que o dirigente máximo da Unifesspa fizesse a nomeação da nova direção do IGE.