Pesquisa de discentes do Curso de Pedagogia será apresentada em Evento Internacional

• Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 14h30
  • Última atualização em Segunda, 28 de Setembro de 2020, 12h01
IMG 20200921 WA0070A pandemia tem afastado o contato social presencial, porém não tem tirado o ânimo para pesquisas científicas. Com o mesmo entusiasmo, as discentes do Curso de Pedagogia (FACED/ICH) da Unifesspa, Gabriela Macêdo Carneiro e Jussara Lima Santos (Turma 2018) receberam a notícia do aceite do artigo "Estágio Supervisionado na Formação Docente: Relato de Vivência na Gestão e Coordenação Pedagógica em uma escola da Rede Pública no Município De Marabá-PA" para ser apresentado durante o XIV Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, promovido pelo Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

A pesquisa, orientada pelo Prof. Dr. Walber Christiano Lima da Costa, foi aprovada no eixo Currículo escolar, gestão, organização do trabalho pedagógico. O Colóquio, neste ano de 2020, realizará todas as suas apresentações de modo on-line, transmitidas pelo canal YouTube Colóquio Educon e outras plataformas, entre os dias 24 e 25 de setembro de 2020.

O resumo do trabalho aponta que o artigo é resultado das experiências vivenciadas no Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica, componente curricular do curso de Pedagogia, com o desígnio de compreender como atua a gestão escolar. Seu objetivo é discutir, em cima dos dados coletados, sobre a in(existência) da atuação de uma gestão escolar democrática efetiva, e conscientizar sobre a formação e qualificação dos professores frente às constantes atualizações das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).

Segundo a discente Gabriela, a expectativa de muitos estudantes é a de ter sua pesquisa publicada em revistas e eventos da sua área de estudo. "Envolve todo um processo e que nos deixa ansiosos em cada etapa: a submissão, a carta de aceite confirmando a aprovação do trabalho, a apresentação e por fim, a publicação nos anais. E quando o evento é a nível internacional? Nossa! A emoção é ainda maior e o sentimento é de satisfação e gratidão, primeiro a Deus, e ao esforço de cada um para que tudo saísse como esperado", comemorou.

De acordo com a discente Jussara, o apoio e a motivação recebida pelo docente também contribui para alcançar as expectativas com a pesquisa. "Somos privilegiadas que ter tido a oportunidade deste trabalho aceito e deixamos esse agradecimento especial ao professor Walber pelo seu trabalho e empenho nas orientações e este é o resultado que apresentaremos no evento", comentou.

O Prof.Dr. Walber Costa destaca a importância de divulgação dos resultados das pesquisas dos discentes como a que está relatada nesta notícia. “Fica cada vez mais claro a importância de nosso trabalho enquanto professores do ensino superior na Unifesspa, uma Universidade Pública que cresce cada momento com qualidade. Os discentes do curso de pedagogia assim como de outros cursos precisam ser incentivados, orientados para que possam ter motivação para a escrita científica. Eles são capazes de publicar em eventos, periódicos, pois nas salas de aula, nas atividade de ensino, pesquisa e extensão vemos grandes atividades científicas que precisam ser apresentadas à sociedade, mostrando ainda mais a importância desta universidade para nossa região”, ressaltou.