Unifesspa inicia aulas on-line com mais de 3400 alunos matriculados

• Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 18h33
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 11h12

computador sigaa

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) deu início, nesta terça-feira (15), ao Período Letivo Emergencial (PLE). Mais de 3.400 discentes retornam aos estudos de forma on-line, após 180 dias de suspensão das atividades acadêmicas, devido à pandemia.

O Período Letivo Emergencial se estenderá até 22 de dezembro, totalizando 80 dias letivos. A adesão dos estudantes foi facultativa, não havendo prejuízo para aqueles que não puderam aderir. Quase 500 disciplinas estão sendo ofertadas.

A alternativa de realizar atividades acadêmicas remotamente busca minimizar os prejuízos acadêmicos com o longo período sem aulas, principalmente, para os alunos em fase de conclusão de curso, muitos deles aguardando apenas uma disciplina para concluírem a graduação.

Segundo o Diretor de Ensino da Unifesspa, professor Denilson Costa, nos primeiros os professores deverão se reunir, virtualmente, com os alunos para apresentar o Plano de Ensino das disciplinas. Será o momento de conhecer e pactuar como as atividades irão ocorrer, tendo em vista que cada professor definirá o melhor formato para o desenvolvimento da disciplina.

As atividades do PLE devem ocorrer, preferencialmente, pela Turma Virtual do SIGAA, Plataforma GSuite (gmail, meet, youtube, classroom/sala de aula, etc), conferência Web/RNP, além de outras ferramentas. É importante que os alunos observem os comunicados/avisos dos professores sobre a disponibilização de materiais, horários das atividades síncronas (aulas ao vivo), além de outros informes importantes para o bom andamento do PLE.

professor computador editado

Nos próximos dias, os estudantes poderão realizar empréstimos e devoluções de livros, com horários previamente agendados, no turno matutino. Todas as bibliotecas da Unifesspa irão realizar esse atendimento, observando um protocolo de biossegurança, com cuidados para preservação da saúde de alunos e servidores. A data de início desse serviço ainda será definida.

As consultas de materiais e a utilização dos espaços físicos das bibliotecas permanecem suspensos. Quando o serviço for iniciado, para agendar a retirada do material, é necessário enviar e-mail para a biblioteca a qual deseja atendimento. A lista está disponível aqui e a consulta do acervo pode ser feita neste link.

Já para garantir a participação de estudantes com deficiência, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia) seguirá prestando apoio às atividades acadêmicas, com atuação dos bolsistas apoiadores, de forma remota. Professores e alunos que desejam auxílio do Naia devem fazer suas solicitações pelos seguintes canais:

- Para acessibilização de materiais didáticos (livros, apostilas, artigos), enviar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
- Solicitar serviços de audiodescrição de imagens e vídeos que serão exibidos como atividade de disciplina, enviar e-mail para: naia@unifesspa, com o assunto: Serviços de audiodescrição;
- Para gravações de informações, editais em Libras e agendamento para atuação em eventos, solicitar pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.;
- Informar necessidade de atuação remota de bolsista apoiador de inclusão e acessibilidade no auxílio aos discentes com deficiência, encaminhar e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Durante o Período Letivo Emergencial, bolsistas de monitoria irão dar suporte operacional remoto às atividades didáticas desempenhadas pelos docentes da Unifesspa, que utilizem tecnologias digitais de comunicação e informação (TDICs) para o seu desenvolvimento. Foram abertas 300 cotas de bolsas, divididas proporcionalmente entre todos os Institutos da Unifesspa.